Topo

Ex-produtor de "The Last Guardian" quer criar "obra-prima" para Facebook

do Gamehall

16/12/2011 20h13

Após deixar a produção executiva de "The Last Guardian", o japonês Yoshifusa Hayama quer mostrar todo o conhecimento adquirido na indústria dos consoles para criar, segundo o próprio, "a primeira obra-prima para Facebook".

Atualmente no Bossa Studios, Hayama acredita que os games sociais não são tão aceitos facilmente pelos jogadores tradicionais. "O problema é que não há um título que todo mundo adora", disse ele em uma mesa redonda organizada pela sua nova produtora em Londres.

"Precisamos de uma obra-prima no Facebook e esse é o meu objetivo. O mercado está crescendo. Está melhorando, mas precisamos dessa obra-prima", disse o veterano produtor, que antes da Sony já mostrou seu talento na AM2 da Sega (em jogos como "Virtua Fighter 3", "Ferrari F355 Challenge" e "Shenmue"), na Square e também na Sumo Digital, produtora de jogos como "Out Run 2".

Nova 'casa' de Hayama, o Bossa Studios foi fundado em 2010 pelo antigo fundador da Playfish e ex-funcionário da Jagex, Henrique Olifiers. Enquanto a 'obra-prima' não sai, o jogo "Monstermind" é, até agora, o único projeto já lançado da empresa.

A força da amizade

"The Last Guardian" mostra a relação de um jovem garoto com uma bizarra e gigantesca criatura, que se torna mais profunda à medida em que viajam por um mundo hostil. Essa ligação afetiva é um elemento-chave na narrativa, característica essa também presente em "Ico" e "Shadow of the Colossus" com os personagens principais e outros seres.

A criatura, uma espécie de pássaro-gato, é conhecida pelo nome de Trico e é temida por ser um devorador de pessoas, algo que não assusta o jovem. Porém, o início da relação entre eles não será fácil, com Trico agindo de forma hostil com o protagonista, que deve ganhar a sua confiança brincando e o alimentando. Uma vez feito o elo, a dupla deverá se ajudar para resolver diversos quebra-cabeças e alcançar áreas de difícil acesso.

"The Last Guardian" é exclusivo para PlayStation 3 e está agendado para algum dia de 2012.

CONFIRA O TRAILER DE "THE LAST GUARDIAN"