Topo

UOL Jogos analisa: sistema de combos é o ponto forte de "Cabal Online"

DOUGLAS VIEIRA

Colaboração para o UOL

22/12/2011 18h46

Se tem algo que não falta no Brasil são MMOs. Alheio à pirataria e camarada com o bolso do jogador, o gênero explodiu no Brasil e conta com milhares de adeptos. Porém, com tantas opções disponíveis, para quem nunca se aventurou nessa seara a missão de escolher um para começar é difícil. Para dar uma força nessa escolha, UOL Jogos fará uma série de matérias especiais com uma análise rápida de cada um dos principais MMOs presentes no mercado nacional. E o primeiro da lista é "Cabal Online".

Distribuído por aqui pela Gamemaxx, "Cabal Online" tem como principal característica o uso do sistema de combos, movimentos para matar os oponentes mais facilmente e que permite realizar vários "assassinatos" em sequência mantendo o mesmo contador. Eles são executados gastando pontos de uma barra separada da usada para as técnicas, e ela é preenchida conforme o jogador ataca o inimigo.

CABAL ONLINE

Produtora: EstSoft
Distribuidora nacional: Gamemaxx
Site oficial: http://www.cabalonline.com.br/index.php
É pago?: Não (jogo gratuito com venda de itens por dinheiro real)
Idioma: Português
PRÓS
- Sistema de combos
- Ganho de experiência a cada ataque realizado
- Mapa com marcação de áreas seguras
CONTRAS
- Erros em textos
- Leva um tempo para aprender a usar combos

O jogo não se resume apenas aos combos e traz outros sistemas interessantes, como a possibilidade de ganhar experiência a cada ataque realizado (ou seja, você não fica na pior quando enfrenta um monstro um pouco mais forte) e mapa com marcação de áreas seguras, o que é uma mão na roda para os iniciantes.

Outro diferenciador de "Cabal Online" é que as armas, armaduras e acessórios são equipados de acordo com os atributos do personagem, e muitas vezes você vai ter algo interessante nas mãos e deixar encostado até ter os parâmetros indicados. Os mapas também exigem pré-requisitos e são liberados de acordo com o nível do personagem, funcionando mais ou menos como fases.

Entre pontos legais há coisas que jogam contra "Cabal Online", como falhas em textos ("expander" e "abilidade" são apenas alguns exemplos de erro, sem falar em trechos em inglês e códigos perdidos) e a demora para poder usar os combos, já que o guerreiro deve evoluir até o nível 30 antes disso.

COM A PALAVRA, OS JOGADORES

"'Cabal Online' não foi o meu primeiro game online. Joguei 'Metin2' por um bom tempo, mas o jogo acabou ficando cheio de trapaceiros e 'hackers'. Foi quando comecei a procurar outros jogos e encontrei 'Cabal' e conheci a Gamemaxx, que tem qualidade no suporte e uma equipe de GMs [Game Masters] que fazem as coisas acontecerem. Além disso,"logo"praticamente todos os dias por conta dos amigos que fiz no game".

Antonio Carlos Ferreira Jr., 34, empresário

"Jogo 'Cabal Online' há três anos, e o que mais me atraiu foi a jogabilidade e o realismo que vemos nos personagens, pois você encontra avatares muito semelhantes aos humanos. Além de se divertir em grandes guerras, calabouços e duelos, você ainda desfruta de um ambiente bonito, personalizado e só seu".

Daniella Cogo, 26, médica