Topo

Retrospectiva: Relembre os principais fatos que marcaram os games em 2011 no Brasil e no mundo

da Redação

28/12/2011 14h00

O ano de 2011 marcou o início da próxima geração de videogames, com o lançamento do portátil Nintendo 3DS, o anúncio do Wii U e do PlayStation Vita. Também foi um ano em que as redes online provaram sua fragilidade, com ataques hackers constantes. O maior deles derrubou a PlayStation Network, rede dos consoles da Sony, por mais de um mês.

Foi um ano de grandes lançamentos, que firmou os videogames como a principal mídia de entretenimento no mundo todo. No Brasil, a Microsoft iniciou a montagem do Xbox 360 por aqui. A Blizzard trouxe "World of Warcraft" para o país e muitos outros jogos foram localizados em português. Os preços dos games começaram a baixar, mérito da iniciativa de alguns distribuidores do que por qualquer ação política ou movimento social.

Sâo conquistas dignas de nota, mas para amadurecer, a indústria e o mercado de videogames brasileiros ainda tem um longo caminho pela frente. Desde as falhas de segurança que resultaram no vazamento de "Mortal Kombat" da fábrica da Sony em Manaus até os atrasos constantes na chegada de jogos já vendidos no final do ano, não foram poucos os tropeços.

Acompanhe conosco os principais acontecimentos do entretenimento eletrônico em 2011:

LANÇAMENTO DO NINTENDO 3DS

Anunciado na E3 de 2010, o Nintendo 3DS chegou em março aos Estados Unidos. A missão do portátil era ingrata: substituir o Nintendo DS, videogame portátil mais vendido de todos os tempos. Com uma safra inicial de jogos bem fraquinha, nem os gráficos 3D sem óculos salvaram o videogame de um ano difícil.
Até corte de preço rolou em agosto, 5 meses depois do lançamento. As coisas começaram a melhorar no fim do ano, com a chegada de "Mario 3D Land", "Mario Kart 7" e no Japão, de "Monster Hunter 3G".

"MORTAL KOMBAT" VAZA NO BRASIL

Nove dias antes do lançamento de "Mortal Kombat" nos EUA, o amazonense Kaleb Kettle provocou comoção na internet, ao exibir vídeos mostrando trechos do jogo rodando em seu PS3. Kettle também mostrou o disco, com selo da Classificação Indicativa. Kaleb e um comerciante de nome não divulgado foram indiciados por receptação de mercadoria roubada na fábrica Sony DADC. O caso repercutiu pelo mundo e Hector Sanchez, produtor de "Mortal Kombat" disse, em seu Twitter: "Eu trabalhei muito para ter certeza de que tratamos (o) Brasil com respeito. Eu não posso acreditar que isso aconteceu. Estou decepcionado".


ATAQUE HACKER NA PLAYSTATION NETWORK

 


A PlayStation Network, rede online dos consoles PS3 e PSP, ficou fora do ar por 3 semanas seguidas, entre os dias 20 de abril e 14 de maio. A recuperação completa do serviço, entretanto aconteceu somente em junho. A causa da paralização foi um ataque ciberpirata, que resultou no vazamento de dados pessoais e dos cartões de crédito dos usuários da PSN.

O presidente da Sony, Kaz Hirai, declarou que 10 milhões de contas da rede poderiam ter caído nas mãos dos cibercriminosos. Integrantes do grupo hacker Anonymous, que alega ser o responsável pela invasão, foram detidos na Espanha. A Sony tentou se desculpar oferecendo  jogos gratuitos para download na reestabelecida PSN.
 

 

TERREMOTO: PRODUTORAS SE MOBILIZAM PELO JAPÃO

Em 11 de março, o maior terremoto da história do Japão deu início a uma série de catástrofes no arquipélago nipônico, como um devastador tsunami e falhas em usinas nucleares.

Todos os setores da indústria japonesa foi afetada, inclusive a indústria dos videogames. Jogos com temas sensíveis, como "Disaster Report 4" e "Yakuza: Of the End" foram adiados ou cancelados.

Empresas desativaram os servidores de seus jogos online para poupar energia elétrica. A indústria de videogames se mobilizou na reconstrução do Japão, fazendo grandes doações para ajudar os desabrigados pelo tsunami e enviando mensagens de solidariedade e motivação para o povo japonês.

E3 2011: WII U E PS VITA FORAM DESTAQUE NA E3 2011

Entre os dias 7 e 9 de junho aconteceu em Los Angeles, nos Estados Unidos, a edição 2011 da Electronic Entertainment Expo, a E3, maior feira de games do mundo. Os principais destaques do evento foram os anúncios de 2 novas plataformas: Wii U, sucessor do popular Wii da Nintendo e o portátil PlayStation Vita, da Sony.

TOCA AQUI

O videogame da Nintendo traz um controle em forma de tablet e poderio gráfico compatível com os atuais PS3 e Xbox 360.O Vita também aposta em controles de toque, porém, além de ter a tela sensível, o portátil com um inovador touchpad na parte traseira do portátil.

É JOGO QUE NÃO ACABA MAIS

A E3 2011 não ficou centrada apenas nos novos consoles. Jogos como o novo "Tomb Raider", "Batman: Arkham City" e a acirrada disputa entre "Battlefield 3" e "Modern Warfare 3", foram as principais atrações do evento. E não devemos esquecer das simpáticas booth babes, que tradicionalmente embelezavam os estandes da feira norte-americana.

SERÁ QUE AS GAROTAS DA E3 JOGAM VIDEOGAME? CONFIRA

  •  

15 ANOS DEPOIS...

Após 15 anos em produção, "Duke Nukem Forever" chegou às lojas, em versões para PC, PlayStation 3 e Xbox 360. O jogo, uma verdadeira colcha de retalhos pontuada por adiamentos, mudanças de plataforma, cancelamentos, demissões, piadas de mal gosto e esperanças perdidas, não é dos melhores, recebendo duras críticas em sites e revistas especializados, inclusive aqui em UOL Jogos, sendo considerado como um jogo medíocre.

ZYNGA VS VOSTU: GUERRA NAS REDES SOCIAIS

A Zynga, produtora de jogos sociais como "CityVille", Mafia Wars" e "FarmVille", processou a Vostu, de "MegaCity", por plagiar jogos, identidade visual, ações filantrópicas e até erros de programação da Zynga. Daniel Kafie, executivo-chefe da Vostu, disse a UOL Jogos que o jogo "foi feito no Brasil para o Brasil" e que "em jogos, não existe cópia, mas evoluções". Após 6 meses de disputa judicial, as empresas firmaram um acordo e retiraram as acusações de plágio uma contra a outra, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil.

XPERIA PLAY: O CELULAR PLAYSTATION

Em agosto chegou ao Brasil o Xperia Play, o "celular PlayStation". O telefone usa o sistema operacional Android e roda jogos de PSone. Equipado com um controle digital e um touchpad, sua interface simula as alavancas analógicas e botões característicos dos consoles da Sony.

DISPUTA NOS GRAMADOS DA GAMESCOM 2011


De 15 a 19 de agosto, Colônia, na Alemanha, recebeu a Gamescom, principal feira de games da Europa. O evento foi cenário da disputa entre "FIFA 12" e "Pro Evolution Soccer 2012". Apesar da evolução de "PES", em 2011 "FIFA" se estabeleceu como principal game do esporte. A Blizzard esteve na Gamescom e os produtores de "Diablo III" comentaram sobre uma adaptação do jogo para os consoles. O portátil PS Vita também foi destaque na feira de Colônia, e o público presente pôde experimentar o novo videogame da Sony e alguns de seus jogos.


PLAYSTATION STORE NO BRASIL

Anunciada durante a E3 para outubro, a loja online PlayStation Store chegou ao Brasil ainda em agosto, acompanhada pela versão nacional do PlayStation Blog, principal canal de comunicação da Sony com o consumidor. O Brasil foi o segundo  país da América Latina a receber a loja de conteúdo digital do PS3. Com isso, os proprietários do console no mercado nacional podem comprar e baixar jogos, demonstrações e clássicos de PSone. Serviços como a PS Home e Qriocity, por enquanto, ficaram de fora, assim como os cartões pré-pagos para adquirir créditos na loja, que ainda não estão disponíveis por aqui.

CAVALEIROS DO ZODÍACO DOMINAM A TGS 2011

De 15 a 18 de setembro, a Tokyo Game Show foi o centro das atenções dos jogadores de todo o mundo. Para os brasileiros, a maior atração foi "Saint Seiya Chronicles", game dos Cavaleiros do Zodíaco exclusivo para PS3. A feira nipônica também trouxe novidades para o Nintendo 3DS - que recebeu um estranho direcional analógico - e anúncios de jogos e acessórios para o PlayStation Vita, o portátil da Sony que chegou ao Japão no dia 17 de dezembro.

O FIM DO ZEEBO

Em 30 de setembro, a Zeebo Brasil e o estúdio Zeebo Interactive Studios fecharam as portas, marcando o fim do console brasileiro. O Zeebo chegou ao mercado em 2009 e encerra sua carreira com mais de 50 jogos, controle com sensor de movimentos e sistema de distrbuição via 3G. De acordo com a revista Época Negócios, foram vendidas apenas 30 mil unidades do videogame no Brasil. Após o fim do console, a Zeebo Inc. levantou US$ 17 milhões de dólares nos Estados Unidos. A empresa pretende desenvolver uma nova plataforma de "entretenimento interativo e educação", prevista para chegar às lojas em 2012. Ainda não se sabe se o novo console será lançado no Brasil.

DEU NEYMAR NA CAPA DE "PES 2012"

Neymar foi um dos melhores atacantes do futebol mundial em 2011, mas a estrela dele não brilhou apenas nos campos: o craque figurou na capa de "Pro Evolution Soccer 2012", ao lado de Cristiano Ronaldo, do Real Madrid.

OS EVENTOS BRASILEIROS

Brasil Game Show e Electronic Game Show, dois eventos que entrraram na rota dos comentários dos jogadores brasileiros em 2011. De um lado um evento consolidado e consistente, do outro... melhor deixar para o México.

SUCESSO NO RIO

O evento carioca Brasil Game Show se estabeleceu como principal feira de games do país. Entre os dias 5 e 9 de outubro, visitantes puderam jogar, entre outros títulos, "Street Fighter x Tekken" apresentado pelo ilustre Yoshinori Ono, criador de "Street Fighter IV". Em 2012 será a vez de São Paulo receber a BGS e a data já está marcada: de 11 a 14 de outubro.

FRACASSO EM SÃO PAULO

Se o evento na Cidade Maravilhosa foi um sucesso, o mesmo não pode ser dito com a feira paulistana, a Electronic Game Show (EGS), programada para os dias 28 a 30 de outubro em SP e acabou cancelado, principalmente pela ausência de empresas como Sony, Nintendo e Microsoft. O evento que já havia vendido ingressos, acabou ficando apenas com a responsabilidade de devolver o dinheiro arrecadado.

XBOX 360 MONTADO NO BRASIL

Em 2011, o Xbox 360 vendido no Brasil por vias oficiais passou a ser montado em território nacional. O preço do console da Microsoft foi reduzido em 40%, custando entre R$ 800 e R$ 1.400, conforme o modelo. Os jogos do Xbox 360 distribuidos pela Microsoft passaram a ser fabricados no Brasil. Seus preços também foram reduzidos. Lançamentos como "Gears of War 3" e "Forza Motorsport 4" chegaram às lojas por R$ 129. O resultado foi sentido nas lojas: as vendas do Xbox 360 aumentaram em 200% nas principais revendas do Brasil.

O FENÔMENO "MODERN WARFARE 3"

"Call of Duty: Modern Warfare 3" arrecadou US$ 400 milhões nas primeiras 24 horas, se consagrando como o maior lançamento da indústria de entretenimento de todos os tempos. É um valor maior do que os US$ 380 milhões faturados por "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2" no território americano. Nos videogames, o recorde até então era de seu antecessor, "Call of Duty: Black Ops", com US$ 360 milhões.

VIDEOGAME É CULTURA

Foi validada a Portaria nº 116, que inclui jogos eletrônicos na Lei nº 8.313, a Lei de Incentivo à Cultura, ou, como é conhecida, Lei Rouanet. A partir de 2012, pessoas físicas e empresas poderão captar dinheiro que seria pago ao Imposto de Renda para investir na produção de jogos, como já acontece com cinema, música e outros projetos culturais no Brasil.


"GTA V" É ANUNCIADO

Em 2011, jogadores pararam para assistir ao 1º  trailer de "Grand Theft Auto V". O game se passa em Los Santos, cidade inspirada em Los Angeles e que foi parte do cenário de "GTA: San Andreas".

ANO DIFÍCIL PARA O WII


Em 2011 o Wii não teve vez, passando pelo pior ano desde seu lançamento, 5 anos atrás: com o avanço de acessórios como Move e Kinect atraindo a atenção dos jogadores "casuais", e apenas um grande jogo exclusivo, "The Legend of Zelda: Skyward Sword". Com o anúncio do Wii U, muitos se perguntaram se "Skyward Sword" seria o último jogo importante do console. Para tranquilizar os fãs, Reggie Fills-Aime, presidente da Nintendo da América, disse ao UOL Jogos que em 2012 o console ainda receberá games importantes. Reggie não entrou em detalhes sobre que jogos seriam esses.

"WORLD OF WARCRAFT" NO BRASIL

No dia 6 de dezembro, a Blizzard trouxe para o Brasil "World of Warcraft", o jogo online mais popular do mundo. "WoW" chegou totalmente traduzido para português e mais barato do que nos EUA: a assinatura mensal por aqui é de R$ 15. Os primeiros dias foram atribulados: com a migração gratuita de personagens dos Reinos norte-americanos para cá e a procura dos novos jogadores, os servidores brasileiros lotaram rapidamente e um novo foi criado para atender a demanda.

Relembre os melhores jogos de 2011

  •  

Veja abaixo os conteúdos mais lidos em UOL Jogos durante o ano: