Topo

Dicas de mestre: campeão de "Super Street Fighter IV" ensina como jogar melhor

Pablo Raphael e Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

06/01/2012 19h22

  •  

Assim como Messi e Kaká no futebol, os videogames também possuem jogadores profissionais, que são verdadeiros astros nos torneios de jogos como "Super Street Fighter IV". É o caso de JSMaster, como é conhecido o canadense Eric Liu, de 24 anos, um dos melhores do mundo no game de luta da Capcom.

De passagem pelo Brasil para disputar um campeonato em São Paulo, Liu visitou a redação de UOL Jogos para compartilhar algumas dicas sobre como ser mais competitivo em "Super Street Fighter IV".

4 DICAS DE CAMPEÃO

1 - Domine o "P-Linking", a técnica de apertar 2 ou 3 botões quase que simultaneamente

2 - Use a área de treino do jogo para praticar seus combos; as combinações são o "arroz com feijão" de "Street Fighter"

3 - Avalie o jogador e não o personagem escolhido: é a habilidade de quem controla que conta, e não o lutador na tela

4 - Jogue contra amigos em casa ou participe de torneios ao invés de jogar on-line: não importa a conexão, sempre haverá atraso na resposta, o que prejudica seu desempenho

Em busca do mais forte

A vida de jogador profissional não é fácil, explicou Liu: "Nesse momento, entrar em torneios rende pouco dinheiro e não dá para viver disso, pelo menos no Canadá".

Mas assim como em "Street Fighter", há jogadores que viajam o mundo em busca de desafios. Lutadores que recebem patrocínio de empresas, como o campeão japonês Daigo Umehara e o norte-americano Justin Wong são poucos. Para JSMasters, esse quadro pode mudar em breve com o aumento de popularidade dos jogos de luta ao redor do mundo.