Topo

Sangue e suor: conheça as conquistas e troféus mais difíceis dos games

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

30/01/2012 10h00

Após seis meses de tentativas e erros, Antônio conseguiu a conquista “Mr. Perfect” de Mega Man 10. Ele não jogou outra coisa nesse período, ficou concentrado em terminar o jogo sem receber nenhum golpe, sem perder um filete de energia sequer – os requisitos para conseguir essa conquista. Sua busca não foi estimulada pelos 30 pontos adicionados que seriam adicionados ao seu Gamerscore, mas sim o desafio, afinal, esta é considerada uma das maiores proezas que podem ser feitas no mundo dos games.

Antônio é um personagem fictício, mas representa o mais íntimo desejo de milhões de jogadores entusiastas – também conhecidos como "hardcore" – no qual a felicidade plena não é conseguir o maior número de façanhas, mas sim fazer as mais árduas Conquistas do Xbox 360 e Troféus do PlayStation 3. Este pode não ser o seu caso, mas é curioso ver que muitos produtores têm o desejo sádico de criar proezas praticamente impossíveis de serem realizadas. E é exatamente isso o que você vai ver ao longo desta matéria.

Não se esqueça de participar e dizer quais são os troféus e conquistas mais difíceis que você conseguiu em sua jornada nos comentários logo abaixo.

10 - Shadow of the Colossus

Meticulous Collector: Conseguir todos os itens no modo Hard Time Attack

Gamerscore: Não Disponível
Troféu: Prata

Terminar “Shadow of the Colossus” no modo Time Attack é moleza. Mas fazer isso na dificuldade Hard são outros 500. Você tem um tempo determinado para acabar com todos os monstros e os status de Wander estarão muito baixos, fazendo com que apenas a escalada em um dos Colossi seja uma tarefa digna de um troféu. A cada dois Colossi derrotados, você ganha um item. Ao derrotar todos eles, você conseguirá este troféu.

9 – Call of Duty 4: Modern Warfare

Mile High Club: Terminar o Epílogo na dificuldade Veteran

Gamerscore: 20
Troféu: Não Disponível
Pela descrição desta conquista  (Termine o Epílogo na dificuldade Veteran), parece moleza, afinal, qualquer jogador hardcore joga apenas na dificuldade Hard. Mas não é bem assim. Você tem 60 segundos para encontrar um refém em um avião tomado por terroristas em pleno voo. Além de ser muito, mas muito difícil, no final de tudo é necessário acabar com o último sequestrador com um tiro na cabeça. Falando assim parece fácil, mas vai lá fazer para ver o que é bom pra tosse.

8 – Lost Planet: Extreme Condition

Extreme Soldier: Terminar o jogo na dificuldade Extreme

Gamerscore: 150
Troféu: Não Disponível
Terminar um jogo no modo mais difícil se tornou uma conquista padrão. O problema é que a Capcom foi impiedosa em “Lost Planet”. Os chefes são muito difíceis e dão a impressão de que têm vida infinita, por outro lado Wayne, o herói, perde tanta energia que é quase impossível dar dois passos sem morrer.

7 – Wipeout HD

Zone Zeus: No modo Zone, alcance a zona 75 em qualquer pista

Gamerscore: Não Disponível
Troféu: Ouro
Você sabia que em “Wipeout HD” existe uma área chamada Zeus? É, muitos nem sequer desconfiavam que era possível passar por 75 estágios do modo Zone. Para quem não conhece, a partida começa com sua nave em baixa velocidade em uma pista quase em linha reta, mas a cada 10 segundos a nave ganha mais velocidade e a pista vai ficando mais sinuosa. Ao chegar ao estágio 50 você estará em estado de transe, tanto pela música quanto pelas imagens hipnotizantes em alta velocidade, seus reflexos já estarão em nível super-humano, mas apenas isso não será suficiente para conseguir alcançar seu objetivo.

6 – Guitar Hero III (The Inhuman Achievement)

The Inhuman Achievement: Termine a música “Through the Fire and Flames” na dificuldade Extreme

Gamerscore: 15
Troféu: Não Disponível
Você tem dedos ágeis? Gosta da música “Through the Fire and Flames” da banda Dragon Force? Esses são os requisitos para conseguir os 15 pontos de Gamerscore dessa conquista ao terminá-la na dificuldade Extreme em “Guitar Hero III: Legends of Rock”. Os solos de guitarra são tão insanos que podem ser considerados a sequencia mais difícil história do videogame – e da música.

5 – Portal

Aperture Science: Faça medalhas de ouro em todos os desafios do Modo Challenge

Gamerscore: 40
Troféu: Não Disponível
“Portal” não é nada que se diga “nossa que jogo difícil”, mas conseguir todas as medalhas de ouro no modo Challenge poderia se tornar objeto de estudo pelos cientistas da Aperture Science. Tem gente que diga que é humanamente impossível fazer todos os desafios no tempo estipulado pelos fanfarrões da Valve.

4 – Ninja Gaiden II/Ninja Gaiden Sigma 2

Way of the Master Ninja (X360)/Mastered Path of the Master Ninja (PS3)Termine o jogo na dificuldade Master Ninja

Gamerscore: 100
Troféu: Prata
Escolher uma conquista ou troféu de Ninja Gaiden II (ou Sigma II, no PS3) é uma tarefa ingrata. O jogo inteiro é difícil. Não basta ser bom - é preciso ser mestre. Mas um bom exemplo pode ser dado com a história principal, uma campanha das mais difíceis do universo já no modo Acolyte (ou fácil, para os mortais). Terminar na dificuldade máxima, a Master Ninja, é uma atividade praticamente impossível.

3 – Fight Night: Round 4

XXL: Conquiste o cinturão dos Pesos-Pesados no modo Online World Championship

Gamerscore: 50
Troféu: Ouro
A série “Fight Night” leva você para o ringue de boxe, a emoção da arena, dos gritos da torcida, a força dos golpes e fazendo qualquer um se sentir como um mestre na arte de esmagar os dentes de um adversário – mas isso contra o computador. No modo online, além de enfrentar os terríveis lags, existe um troféu/conquista que é adquirido quando você ganha o campeonato dos pesos pesados no modo Online World Championship. Isso significa se tornar o jogador nº 1 no mundo. É melhor parar de jogar e assistir um filme da série “Rocky”.

2 – Super Street Fighter IV

Trial Athlete: Complete todos os desafios de todos os personagens no modo Trial

Gamerscore: 50
Troféu: Ouro
Uma vez você deve ter lido algo do tipo: os trials de “Super Street Fighter IV” vão ajudá-lo a aprender os combos e os truques. Mentira deslavada! Esse modo só ensina a ter raiva de um jogo de videogame. Fica pior ainda se você não tem um controle especial para fazer todos os desafios com todos os personagens do game. Não basta ser um bom jogador, você precisa dominar o jogo de tal forma que nem mesmo o criador do game, Yoshinori Ono, consegue.

1 – Mega Man 10

Mr. Perfect: Termine o jogo sem sofrer danos

Gamerscore: 30
Troféu: Prata

Quando a Capcom disse que os novos jogos da série “Mega Man” iriam relembrar a dificuldade dos antigos games ela não estava brincando. Tem gente que nem conseguiu passar da primeira fase, imagine então o esforço robótico de terminar o jogo sem perder nenhum pingo de energia, nenhum mesmo. É necessário mais do habilidade: é necessário entrar em estado “Mega Man” e transformar o jogo em uma parte de sua alma.