Topo

UOL Jogos explica os MOBA, jogos que misturam estratégia e RPG

PABLO RAPHAEL

do UOL, em São Paulo

31/01/2012 10h05

Um gênero relativamente novo, MOBA é a sigla para "Multiplayer Online Battle Arena". Tudo bem, "arena de batalhas online para vários jogadores" não diz muito, mas é uma boa definição para o funcionamento de games como "League of Legends", "Rise of Immortals" e "Defense of the Ancients", que misturam estratégia em tempo real e RPG.

O estilo de jogo nasceu em um mapa de "StarCraft", Aeon of Strife, e se popularizou com "Defense of Ancients" - o famoso "DotA", um mapa modificado de "Warcraft III", jogo de estratégia da Blizzard.

Nos MOBA, você controla uma unidade em uma batalha contra vários outros jogadores. Geralmente, as partidas acontecem sempre no mesmo mapa, disputado por 2 times. O objetivo é simples: destruir a base da equipe rival. Para isso, é preciso evoluir seu herói, melhorar seus equipamentos e derrubar as defesas do outro time, em ondas consecutivas de ataques que exigem raciocínio rápido e estratégias de equipe.

"Defense of the Ancients", ou "DotA", foi o responsável pela popularização do gênero, mas atualmente o favorito dos adeptos é "League of Legends". O jogo, exclusivo para PC, já soma 15 milhões de usuários registrados. Para comparação, "World of Warcraft", o RPG online mais popular do mundo, tem "apenas" 12 milhões de assinantes.

UOL Jogos listou os principais jogos do gênero:


Defense of the Ancients
Lançamento: 2003 | Plataformas: PC, Mac
Produtora: diversos autores | Como jogar: gratuito, mas requer "Warcraft III: Reign of Chaos" e a expansão Frozen Throne

O principal propagador dos jogos de arena, "Defense of the Ancients", ou "DotA", é uma modificação de "Warcraft III", jogo de estratégia em tempo real da Blizzard. No jogo, que combina elementos de "defesa da torre" com RPG, cada jogador controla um herói e precisa evoluir para ficar mais forte, eliminando monstros menores para ganhar ouro e experiência. "DotA" faz parte de diversos torneios de esportes eletrônicos: o Asian World Cyber Games e a própria Blizzcon já abrigaram competições do game.


League of Legends
Lançamento: 2009 | Plataforma: PC
Produtora: Riot Games | Como jogar: faça o download gratuito aqui

Principal expoente do gênero, "League of Legends" é uma criação da produtora Riot Games. Distribuido por download, o game é gratuito para jogar. O sistema de jogo, que combina RPG e defesa da torre, é muito similar ao de "DotA", com partidas 3 x 3 ou 5 x 5. Novos campeões, como são chamados os personagens de "League of Legends", são adicionados com frequencia ao game, oferecendo novas estratégias e muita diversidade às batalhas online.


Rise of Immortals
Lançamento: 2011 | Plataforma: PC
Produtora: Petroglyph | Como jogar: faça o download gratuito aqui

"Rise of Immortals", da Petroglyph Games, é um jogo que, embora fortemente inspirado por "DotA", mescla as batalhas em tempo real com elementos de interação social, próximos de um MMO, os tradicionais jogos de RPG online. Os jogadores podem evoluir seus personagens de forma persistente, ganhando níveis e investindo em árvores de habilidades entre as partidas. "Immortals" também oferece um modo para iniciantes, em que você joga contra monstros controlados pela máquina, para aprender os fundamentos do game.


Demigod
Lançamento:
2009 | Plataforma: PC
Produtora: Gas Powered Games | Como jogar: faça o download aqui

"Demigod", da produtora norte-americana Gas Powered Games, é provavelmente o mais elaborado dos Moba já lançados. O jogo, distribuido em disco ou por download, tem como diferencial uma maior variedade de mapas e 2 modos de jogo: Assassins e Generals. No primeiro, o objetivo é eliminar os outros demigods, personagens gigantescos controlados pelos jogadores. Já o modo Generals adiciona mais elementos de estratégia, onde cada demigod cria e dá suporte ao seu exército na luta contra os adversários.


Bloodline Champions
Lançamento: 2011 | Plataforma: PC
Produtora: Stunlock | Como jogar: faça o download gratuito aqui

Criado pelos suecos da Stunlock Studios, "Bloodline Champions" é um jogo gratuito com suporte para até 10 jogadores online. Os jogadores se enfrentam em 3 diferentes modalidades: Arena, em que 2 equipes se enfrentam em partidas de mata-mata; Capture the Artifact, variação do clássico rouba-bandeira; e Conquest, em que vence o time que controlar mais pontos estratégicos do mapa.


Heroes of Newerth
Lançamento: 2010 | Plataformas: PC, Mac
Produtora: S2 Games| Como jogar: faça o download gratuito aqui

A Legion e os Hellbourne se enfrentam nos mapas de "Heroes of Newerth". O jogo segue bem de perto o padrão de "Defense of the Ancients", mas se destaca pela quantidade de personagens disponíveis para seleção: são 96 personagens, cada um com seus poderes, pontos fortes e pontos fracos. O game oferece também um ranking global com as pontuações de todos os jogadores.


Dota 2
Lançamento: 2012 | Plataforma: PC
Produtora: Valve

Apesar do nome, "Dota 2" é um jogo da Valve e não é baseado diretamente em "Warcraft", como o primeiro "Defense of the Ancients". O time responsável pelo título, porém, é formado pelos programadores que criaram o "DotA" original. Ainda em estágio de teste beta fechado, "Dota 2" está previsto para lançamento em algum momento de 2012. O jogo promete partidas intensas, com personagens variados e equilibrados.


Blizzard Dota
Lançamento: 2012 | Plataformas: PC, Mac
Produtora: Blizzard Entertainment

Anunciado em 2011 como um mapa multiplayer para "StarCraft II", "Blizzard Dota" será distribuido em uma nova plataforma da produtora de "World of Warcraft" e "Diablo", voltada para jogos menores para download. O game, que reúne os principais heróis dos games da Blizzard em uma grande batalha bem ao estilo de "Defense of the Ancients", deve chegar aos computadores na mesma época do lançamento de "StarCraft II: Heart of the Swarm", próxima expansão do jogo de estratégia.

E você, joga "DotA", "LoL" ou algum outro desses games? Compartilhe em nossa área de comentários as suas experiências e indique seu MOBA favorito!