Topo

Para Xbox 360, acessório Zoom resolve problema de jogar Kinect em espaços pequenos

CLAUDIO PRANDONI

do UOL, em São Paulo

03/02/2012 16h33

Não há como negar: por mais que a biblioteca do Kinect ainda deixe a desejar em termos de quantidade e qualidade, o acessório em si é uma proposta muito inovadora, permitindo controlar games e acessórios apenas com gestos e voz no Xbox 360.

Contudo, boa parte dos jogadores sofre com o grande espaço exigido pelo aparelho para funcionar propriamente. De acordo com a Microsoft, a distância ideal para aproveitar o sensor é de 1,8m. Ainda que ele funcione a distâncias menores, a resposta não é tão precisa e jogar multiplayer torna-se tarefa quase impossível.

É justamente esse tipo de problema que a fabricante de acessórios Nyko busca resolver com o Zoom e lida com a questão com muita competência.

O Nyko Zoom é uma lente grande angular que expande o campo de visão do Kinect em troca de uma profundidade de campo de ação menor. Ou seja, o Kinect fica menos eficiente para longas distâncias, mas ganha precisão e alcance a curtas distâncias - justamente o que precisa quem possui um "cantinho do videogame" pequeno. A promessa da fabricante é de uma redução de 40% com relação ao espaço exigido.

  • Gráfico mostra a diferença de distância (em pés) com o uso do Zoom no Kinect

Durante os testes, às vezes o Kinect tinha dificuldade para entender os movimentos de mãos para movimentar o cursor na tela, ocasionando pequena lentidão e alguns tremeliques, mas nada que comprometesse a experiência de jogo.

O acessório não exige qualquer tipo de modificação no hardware ou instalação de software: basta encaixar a lente no Kinect e curtir à vontade. Ou seja, se for levar o Kinect para um espaço maior, basta retirar o Zoom e utilizá-lo normalmente.

Em compensação, as novas lentes distorcem um pouco a imagem, por conta do alcance expandido - em linhas gerais, pessoas e objetos ficam um pouco mais altos e achatados, mas sem afetar muito a eficiência do Kinect.

No exterior, o Nyko Zoom custa cerca de 30 dólares. Aqui no Brasil nenhuma empresa distribui oficialmente o produto.