Topo

Skatista Bob Burnquist revela que ajudou Tony Hawk a criar primeiro game da série

Claudio Prandoni

do UOL, em São Paulo

09/02/2012 19h00

  •  

Até hoje o primeiro game da série "Tony Hawk's Pro Skater" é considerado um dos melhores jogos de skate já feitos.

A nostalgia pelo título é tanta que neste ano até ele receberá um remake em alta definição para PlayStation 3 e Xbox 360.

  • Bob Burnquist participou de boa parte dos 11 jogos já lançados da série "Tony Hawk".

    O skatista ficou ausente apenas de "Tony Hawk's Pro Skater 3" (na ocasião, preferiu emprestar sua imagem para um jogo da competição X-Game) e também dos dois últimos - "Ride" e "Shred" - justamente para poder tocar tranquilamente o projeto de seu game próprio.

Contudo, um fato pouco conhecido é que um brasileiro participou do desenvolvimento do game ainda em seu estágio inicial de produção.

O fato é obscuro, mas o brasileiro em questão é pra lá de conhecido pelos fãs do esporte: o skatista Bob Burnquist, uma das maiores lendas mundiais da categoria.

Em evento realizado nesta semana em São Paulo para promover seu game para iOS e Android, o "Bob Burnquist's Dreamland", o skatista disse que recebeu uma ligação do próprio Tony Hawk, convidando-o a dar uma olhada no game, ainda em protótipo.

Hawk e Burnquist se encontraram em Londres para uma competição de skate e o americano aproveitou para mostrar uma versão inicial, que tinha apenas os dois como personagens para escolher. A partir daí, o brasileiro ajudou com pitacos na jogabilidade e detalhes da roupa de seu avatar no game.

VEJA O TRAILER DE "TONY HAWK'S PRO SKATER HD"

  •  

Skate brasileiro no celular

Bob Burnquist esteve em São Paulo no início de fevereiro para apresentar o game "Bob Burnquist's Dreamland", game estrelado por Bobito, uma versão cartunizada do esportista.

A mecânica de "Dreamland" já é conhecida: basta colocar o dedo na tela para fazer o personagem ganhar velocidade. Para fazer manobras, basta riscar o dedo na tela em diversas direções - coletar os itens pelo caminho também ajuda a fazer uma boa pontuação.

O game é gratuito e possui versões para os sistemas iOS e Android. Ele vem com uma pista e cinco fases, mas é possível comprar mais 25 fases ao custo de 2 dólares. Na primeira semana de lançamento, contava com cerca de 80 mil downloads realizados.

ASSISTA AO TRAILER DE "BOB BURNQUIST'S DREAMLAND"

  •