Topo

Valve e Blizzard brigam por direito de uso do nome "DotA"

do Gamehall

13/02/2012 12h26

As produtoras Blizzard e Valve estão trabalhando em jogos que levam o nome "DotA": "Blizzard DotA" e "DotA 2", respectivamente. Entretanto, apenas uma delas terá o direito de usá-lo, pois ambas estão brigando por isso.

De acordo com a Blizzard o nome deve ser sua propriedade, pois ele tem sido usado por seus fãs por sete anos, fazendo com que "a marca 'DotA' seja completamente associada na mente dos consumidores com a Blizzard" - vale lembrar que "DotA" nasceu como uma modificação de "Warcraft III", um game da produtora.

A Blizzard diz ainda que a Valve não tem o direito de se apropriar desse nome, e que, caso isso aconteça, vai ser prejudicial tanto para a empresa quanto para os jogadores, que vão comprar o produto acreditando que ele está associado a "Warcraft III".

A produtora de "Warcraft III" chegou a registrar um documento contra a Valve, que pode ser conferido aqui (em inglês).

Guerra antiga

Com um sistema de partidas multijogador online, o obejtivo em "DotA" é destruir a base inimiga controlando apenas um personagem dentro do game, em equipe com outros jogadores. Dentre as várias versões produzidas por fãs, uma das mais populares é o "DotA-Allstars", mantida pelo modificador Icefrog.

Em 2009, Icefrog foi contratado pela Valve para liderar uma equipe em um projeto que ele descreveu como "uma grande notícia para os fãs de 'DotA'".

"Nossa primeira reação é assumir que [os elementos de design] estão lá por uma razão. IceFrog é um dos designers mais espertos que já conhecemos. Ele tem feito tantas decisões boas durante os anos desenvolvendo o produto, e virtualmente nunca faz uma decisão que não tenha um motivo por trás e uma lógica para explorar com isso", concluiu o produtor ao falar sobre o projeto em 2010.

Ainda em 2010, a Valve iniciou o processo para ter o direito de usar o nome "DotA". À época, a Blizzard não levou a sério a ação da empresa para garantir o direito da marca, mas achou "estranho" o movimento feito pela Valve.

VEJA O VÍDEO DE "DOTA 2" EXIBIDO NA GAMESCOM 2011

  •