Topo

Papo da redação: o que significa o sucesso do novo adventure de Tim Schafer?

da Redação

20/02/2012 16h21

  •  

Para os saudosos fãs dos antigos adventures do estilo "aponte-e-clique", o mês de fevereiro trouxe uma surpreendente e agradável surpresa: o game designer Tim Schafer, responsável por clássicos do gênero com "Full Throttle", "Grim Fandango" e outros, anunciou que vai lançar um novo jogo do estilo neste ano.

Contudo, não há nenhuma grande produtora por trás do projeto: quem está bancando o game são os própris fãs de Schafer e adventures à moda antiga. Para fazer o projeto dar certo, o game designer utilizou um site chamado Kickstarter para pedir a quantia de US$ 400 a fim de desenvolver o game e documentar o processo em um documentário.

O limite de tempo estabelecido para arrecadar a quantia era de um mês, mas nem precisou de tanto, já que em menos de 12 horas o projeto arrecadou o quanto precisava. Ao final da primeira semana, o novo adventure de Tim Schafer já havia arrecadado mais de 2 milhões de dólares, quebrando diversos recordes no site do Kickstarter.

Por conta do sucesso da iniciativa, muitos pessoas começaram a se perguntar se o fato inaugurava uma nova era na indústria de jogos, em que produtores não dependiam mais das grandes publishers para criarem jogos para públicos bem específicos. Seria esta também uma boa saída para desenvolvedores independentes?

A equipe de UOL Jogos debate este tema no vídeo acima e lança também para você a seguinte pergunta: o que significa para você o sucesso inicial do novo adventure de Tim Schafer?