Topo

GDC 2012 discute futuro dos games e mostra novos jogos nos EUA

Théo Azevedo

do UOL, em San Francisco

05/03/2012 10h00

  • Reprodução

    Warren Spector, criador de "Deus Ex", será homenageado na Game Developers Conference 2012

Qual é o futuro da indústria japonesa de videogames? Que jogos serviram de inspiração para grandes game designers? Os consoles estão mesmo ameaçados pelos jogos sociais? Estes são alguns temas que serão discutidos na Game Developers Conference, que começa nesta segunda-feira (5) e vai até a próxima sexta-feira (9), em San Francisco, nos Estados Unidos.

É uma rara oportunidade de ver o que têm a dizer ícones como Sid Meier (“Civilization”), Peter Molyneux (“Fable”), Keiji Inafune (“Mega Man”), John Romero (“Doom”) e por aí vai. Além dos consagrados, a GDC também abre amplo espaço para os chamados indies, num extenso programa que engloba palestras, área de exposição e a premiação Independent Games Festival (IGF), que neste ano reservou menção honrosa ao brasileiro “Toren” em Artes Visuais.

Como o evento reúne produtores de jogos de todos os cantos do mundo, sendo muitos deles estudantes e recém-formados, a GDC 2012, assim como na edição anterior,terá palestras “clássicas” que vão explicar em detalhes o processo de criação de títulos nostálgicos – desta vez figuram entre os escolhidos “Fallout”, “Alone in the Dark” e “Harvest Moon”.

E as novidades?

Diferente de eventos como a E3 ou a Tokyo Game Show, o foco da GDC não está nos anúncios bombásticos, mas é bastante comum algumas empresas aproveitarem a feira para revelar algumas novidades. A Electronic Arts, por exemplo, vai mostrar em primeira mão “Warfighters”, próxima versão de “Medal of Honor”, e especula-se que “SimCity 5” também vai pintar por lá.

Além disso, a Square Enix vai mostrar “Sleeping Dogs”, que leva o conceito de mundo aberto popularizado por “GTA” para a cidade de Hong Kong, e também “Quantum Conundrum”, game em 1ª pessoa que está a cargo da criadora de “Portal”. Já a Activision tem como atrações “The Amazing Spider-Man” e o próximo DLC do hit “Call of Duty: Modern Warfare 3”.

Acompanhe ao longo dos próximos dias a cobertura in loco do UOL Jogos, das principais palestras aos jogos mostrados na Game Developers Conference 2012.