Topo

Novo "SimCity" chega em 2013; game terá integração entre cidades de jogadores

Théo Azevedo

Do UOL, em São Francisco

06/03/2012 23h24

O famoso simulador de cidades "SimCity" vai ganhar um novo jogo em 2013, produzido pela Maxis, estúdio que criou a série em 1989. 

"Esse é o primeiro 'SimCity' em que sua cidade fica lado a lado com as cidades de seus amigos, formando uma região", explicou Lucy Bradshaw, produtora do game que, por enquanto, possui apenas versão anunciada para PC.

No jogo, será possível colaborar com seus amigos para o desenvolvimento das cidades. Da mesma forma, todos partilharão a mesma quantidade de recursos, obrigando a comunidade a se ajudar e utilizar tudo de maneira eficiente. Haverá tabelas online registrando diversos aspectos das cidades dos vários jogadores, como riqueza, uso de energia limpa e, claro, poluição.

ASSISTA AO PRIMEIRO TRAILER DO NOVO "SIMCITY"

  •  

Aliás, a produção em excesso de substâncias nocivas de uma cidade pode acabar invadindo outras metrópoles, reforçando ainda mais os aspectos sociais e ecológicos do novo "SimCity". Outros detalhes incluem estradas com curvas (uma novidade para a franquia), editores de mapas e a possibilidade de visualizar dados individuais de cada Sim, os moradores da sua cidade virtual.

O título rodará em um novo motor gráfico, chamado Glassbox, que promete simular com realismo os mais diversos desastres naturais que podem acometer a cidade - o que já é uma marca da série desde o início.

Consciência ecológica

Convidado do evento, o diretor do documentário ecológico "Uma Verdade Inconveniente", Davis Guggenheim, elogiou "SimCity" e disse que, através dele, é possível conscientizar as pessoas sobre problemas como o aquecimento global.

"Um jogo entra em você, é algo que as pessoas querem fazer, e assim, tem potencial para mudar mentes", disse Guggenheim.

A ORIGEM

  • Reprodução

    O jogo foi inspirado no conto "The Seventh Sally" do escritor polonês Stanislaw Lem, no qual um tirano cria uma cidade miniatura e tem que lidar com habitantes que lutam contra a opressão.

    Lem ficou conhecido por contos e livros de ficção científica e filosofia. Morreu em 2006, com 84 anos e mais de 50 livros publicados.

Cidade em miniatura

Criado pelo renomado designer Will Wright, o primeiro jogo da série “SimCity” foi lançado para computadores em 1989 pelo o então estúdio independente Maxis.

A ideia central é construir e administrar uma cidade para que todos seus habitantes vivam felizes.

Para alcançar este objetivo é necessário encontrar o equilíbrio entre impostos, melhorias urbanas e ainda ter uma noção de administração para não afundar a cidade em dívidas.

A franquia conta com inúmeras versões para dezenas de plataformas de videogames e computadores, entretanto o novo “SimCity” é considerado a quinta edição ‘canônica’ da série.

Este é o primeiro jogo da série sem a participação de Will Wright, que saiu da Maxis em abril de 2009. Contudo, o game continua sob a tutela da antiga produtora.

FILHO FAMOSO

A série de gerenciamento de cidades ficou em baixa na última década e um pouco além, mas um de seus filhos tratou de manter preservado o bom nome da família: "The Sims".

O primeiro jogo saiu em 2000 e levou a ideia de gerenciamento de metrópoles para a vida de pessoas normais. Em vez de construir estradas, ferrovias, parques e fábricas, o jogador tinha de ajudar uma pessoa virtual a cozinhar, tomar banho, arranjar emprego e muito mais.

O sucesso foi tremendo, gerando duas continuações, dezenas de expansões e mais um punhado de games específicos para consoles caseiros. A invenção mais recente é "The Sims Social", título exclusivo para o Facebook.