Topo

Direto da GDC: "Quantum Conundrum" é puzzle em 1ª pessoa da criadora de "Portal"

Théo Azevedo

do UOL, em San Francisco

09/03/2012 17h09

É impossível não comparar “Quantum Conundrum” a “Portal”, mas tudo bem: afinal, o jogo vem da mente de Kim Swift, que idealizou o já clássico da Valve Software mas, hoje, está à frente do novo projeto da Airtight Games, exibido pela Square Enix durante a GDC 2012.

O jogador está na pele de um garoto que se vê na casa do tio, um cientista maluco. Quando o velho some, resta ao pequeno protagonista procurar por ele. E quem o guia na missão é... o próprio cientista – ou, pelo menos, a voz dela, dublada por John de Lancie (“Star Trek”).

A questão é que o local é exatamente o que se poderia esperar da casa de um inventor destrambelhado, ou seja, diversos cômodos com dispositivos como botões, lasers e portas ligadas a dispositivos de segurança.

Ao jogador cabe usar o Interdimensional Shift Device, ou simplesmente ISD, para mudar dimensões e, com isso, resolver os quebra-cabeça. Uma das dimensões, por exemplo, pode ser chamada de “fofinha”, e deixa os objetos com muito mais leves, enquanto outra faz justamente o oposto. Já uma 3ª desacelera o tempo, ao passo que uma manipula a gravidade.

A apresentação cartunesca dá um certo tom infantil ao game e, mesmo a demonstração testada por UOL Jogos, não representou lá um grande desafio. Ainda assim, o pessoal da Air Tight promete mais de 50 puzzles, alguns deles bastante complexos e com diversas soluções possíveis.

O “pedigree” já conta muito a favor de “Quantum Conundrum”, cujo apelo é imediato àqueles que se divertiram com “Portal”. Se vai superar ou não o clássico seminal da Valve, ainda não é possível dizer, mas em meio a um gênero no qual “Portal” navega praticamente sozinho, uma nova opção vem bem a calhar.

“Quantum Conundrum” deve pintar no PC, Xbox Live e PlayStation Network ainda nos primeiros meses de 2012.