Topo

PS2 representa mais de metade das vendas de consoles no Brasil, diz pesquisa

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

09/03/2012 12h33

Neste ano a Nintendo lançará um sucessor para o Wii e já começam a pipocar rumores sobre novos videogames de Sony e Microsoft.

Contudo, quem ainda reina no Brasil é o bom e velho PlayStation 2, que atende por mais de metade das vendas de consoles no país, conforme aponta pesquisa realizada pela GfK, empresa especializada em análise de mercado, e divulgada em conferência da empresa realizada nesta última quinta-feira (8), em São Paulo.

VENDAS DE CONSOLES

PS255%
"Nova Geração"
(PS3, Wii e X360)
35%
Portáteis
(3DS, DS e PSP)
10%

O aparelho da Sony responde por cerca de 55% das vendas de consoles no país. Já os videogames da chamada "nova geração" (PlayStation 3, Wii e Xbox 360) abocanham 35% das negociações, enquanto os portáteis respondem por 10%.

VENDAS DE JOGOS

"Nova Geração"
(PS3, Wii e X360)
76%
PS217%
Portáteis
(3DS, DS e PSP)
7%

Curiosamente, o cenário é diferente com relação às vendas de jogos no país: a nova geração representa cerca de 76% do volume negociado, sobrando 17% para a antiga geração e apenas 7% para os portáteis.

Segundo Oliver Römerscheidt, diretor da área de pesquisa vendas e tecnologia da GfK, a maioria dos jogos vendidos para PS2 é pirata e, portanto, não é considerada na pesquisa - o que acaba resultando na pequena participação das vendas de jogos do console no relatório.

A pesquisa ainda aponta que foram vendidos 2.6 milhões de jogos no Brasil em 2011, considerando-se sete das principais plataformas do mercado, e que a média de preços de games no país caiu em média 18% no decorrer do ano.

QUEM É A GFK?

A empresa alemã é um dos mais antigos grupos de pesquisa de mercado do mundo, criado há mais de 70 anos.

No Brasil, a empresa atua há sete anos e desde janeiro de 2011 monitora vendas de hardware e software no mercado de jogos eletrônicos. Na Europa, a GfK também monitora e divulga dados sobre o mercado de games.