Topo

Mais de um ano após lançamento no Brasil, Kinect segue sem suporte ao português

Do UOL, em São Paulo

16/03/2012 16h53

Em 18 de novembro de 2010 o Kinect foi lançado no Brasil com a promessa de revolucionar a forma de jogar videogame, não apenas ao trocar o joystick pelos gestos, mas por permitir executar comandos através da voz. Ao menos se o jogador falasse inglês ou espanhol, os dois idiomas compatíveis com o acessório.

Na época a Microsoft do Brasil disse que o suporte ao português do Brasil chegaria até o final de 2010 - o que não ocorreu, adiando a expectativa para o ano seguinte.

Porém em pleno 2012, ainda é necessário caprichar no sotaque ao pronunciar “Xbox” ou pôr o inglês ou espanhol em prática. Procurada pelo UOL Jogos, a Microsoft disse que o suporte ao idioma local segue sem previsão de lançamento.

Em entrevista cedida ao UOL Jogos em julho de 2010, Guilherme Camargo, gerente da divisão Xbox no Brasil, disse que o trabalho para reconhecimento de voz em português do Brasil já havia começado: “É um trabalho longo e a gente espera cumprir os prazos”, disse na época.

Se o prazo não foi cumprido, tampouco a empresa parece ter deixado a ideia de lado, o que sugere que o anúncio possa acontecer no futuro – ainda que com um atraso razoável.