Topo

Microsoft lança site comemorativo ao aniversário de 10 anos do Xbox

Do Gamehall

20/03/2012 21h10

Em homenagem aos 10 anos do lançamento do primeiro Xbox, a Microsoft lançou um site comemorativo contando um pouco da história da sua plataforma de games.

Apesar do lançamento do Xbox ter acontecido em 2001 nos Estados Unidos, o site comemorativo estreou nesse ano porque na Europa o console só foi lançado em março de 2002, um mês depois do lançamento japonês.

Quando chegou ao velho continente, o videogame já contava com alguns de seus clássicos mais famosos no catálogo, como "Halo: Combat Evolved", "Jet Set Radio Future", "Max Payne", "Oddworld: Munch's Oddysee" e "Project Gotham Racing".

No site comemorativo, há arquivos interessantes como o vídeo com Bill Gates apresentando o primeiro Xbox durante a GDC de 2000 e diversas curiosidades envolvendo os desenvolvedores.

Para conhecer a página e prestigiar a festa do Xbox, clique aqui.

Uma década de conquistas

Lançado nos Estados Unidos 15 de novembro de 2001, o Xbox marcou a estreia da Microsoft na concorrida indústria de videogames domésticos.

O aparelho, que apostava forte na arquitetura de hardware inspirada nos computadores para facilitar o desenvolvimento de jogos, tinha uma poderosa placa de vídeo da Nvidia capaz de superar os rivais PlayStation 2 e GameCube em gráficos.

Sua vida útil, entretanto, durou apenas quatro anos, ao dar lugar em 2005 ao sucessor Xbox 360.

Contudo, sua biblioteca de jogos deixou um legado inesquecível, com títulos como "Halo", "Project Gotham Racing", "Forza Motorsport", "Dead or Alive 3" e outros exclusivos, casos de "Jet Set Radio: Future" e "Toe jam & Earl 3", da Sega e "Dino Crisis 3", da Capcom.

Um dos títulos de maior sucesso, porém, foi "Halo: Combat Evolved". O jogo criado pela Bungie foi pensado originalmente para Mac, mas acabou lançado na estreia do Xbox no mercado americano.

Apesar de ser lembrado pela primazia técnica e narrativa, seu grande feito foi provar que os jogos de tiro em primeira pessoa poderiam ser popularizados nos consoles, oferecendo belas batalhas em multiplayer local e mecânica perfeitamente adaptada para o controle do videogame.

Atualmente, o videogame da Microsoft está em sua segunda geração, o Xbox 360. Disputando acirradamente a preferência dos jogadores dos videogames de alta definição com o PlayStation 3, o console ficou marcado pelo sistema de premiação nos jogos chamada de 'achievements' (ou 'conquistas', em português, além de uma rede online consistente e popular com o Xbox Live.

VEJA "HALO" E OUTROS JOGOS DE 2001 E 2002

  •