Topo

Só no Japão: por que os protagonistas de games nipônicos são adolescentes?

Akira Suzuki

Do UOL, em São Paulo

30/03/2012 16h49

Um dos grandes clichês dos games japoneses - principalmente os RPGs - são protagonistas adolescentes (quando não crianças). Títulos como "Pokémon", os games da série "Tales of" e "Persona" estão de prova.

Por outro lado, games ocidentais preferem adultos para estrelar seus games: é o caso de títulos como "Mass Effect", "Call of Duty" e "Gears of War". É um contraste intrigante e o blog japonês Dema Koitenjanee ensaiou uma teoria.

Protagonista maduro

  • Reprodução

    O comandante Shepard tinha 29 anos no primeiro "Mass Effect" e representa um modelo de personagem típico de um jogo ocidental

A diferença é cultural e tem a ver com a estrutura da sociedade, de acordo com o blog. Embora isto esteja mudando, um assalariado japonês típico tende a se aposentar onde conseguiu seu primeiro emprego formal. Em troca da estabilidade, a empresa exige grande dedicação e empenho, sem férias prolongadas.

Assim, um assalariado em nada combina com o espírito de aventura e liberdade que os games pregam, e por isso, os adolescentes são escolhas naturais para estrelar jogos e desenhos. O período até chegar à faculdade é o de maior descompromisso na vida de um japonês.

Ainda na visão do blog, há menos rigidez na vida de um adulto ocidental (a troca de emprego é bem mais frequente que no Japão) e eles representam o ideal de um aventureiro, já com certa experiência de vida. Para uma sociedade que preza pelo realismo, adultos combinam melhor com filmes e jogos.

Não há certo e errado nessas abordagens: bons personagens independem de suas idades. E vocês, leitores, preferem protagonistas adolescentes ou maduros?