Topo

GameStop não acredita que sucessores do PS3 e X360 terão bloqueio para jogos usados

do Gamehall

02/04/2012 20h22

A Sony não se manifestou, mas os rumores de que os sucessores do PlayStation 3 e Xbox 360 não rodarão jogos usados causou repercussão negativa na GameStop, a maior rede varejista dos Estados Unidos.

Durante um encontro com investidores, o executivo-chefe da empresa, Paul Raines, afirmou que esse novo tipo de negócios sugerido para o próximo console da Sony poderia ser um tiro no pé.

"É improvável que aconteça isso na próxima geração de consoles porque [o modelo de negócios] simplesmente ainda não foi colocado à prova", disse Raines.

Raines ainda sugeriu que as fabricantes de consoles não se atreveriam a tentar mudar esse tipo de negócio, dada o ótimo relacionamento junto à sua rede. "Lembre-se que os jogos usados tem um valor residual e que a GameStop gera US$ 1,2 bilhões de créditos comerciais em todo o mundo com esse mercado", disse.

A rede de lojas GameStop está presente em 17 países e conta com mais de 600 mil lojas, a grande maioria nos EUA e Canadá. O grupo é responsável mais de 21% da venda de jogos novos na América do Norte e em 2009 a GameStop teve receita superior a US$ 8 bilhões, grande parte desse montante alavancado pela compra e venda de produtos usados como jogos, acessórios e videogames.

Analistas alertam Sony

Outro que compartilha da mesma opinião de Raines é o analista Michael Patcher, que disse ao site Computer & Videogames que tal mudança só agradaria às produtoras de jogos, mas causaria má impressão com os revendedores.

"Não vejo realmente que a Sony ou a Microsoft tenham interesse em bloquear o uso de jogos de segunda mão. Isso poderia beneficiar a Activision e a EA, mas poderia ferir gravemente os negócios com a GameStop", disse Patcher.

"Caso a Sony faça isso unilateralmente, posso ver até a GameStop se recusando a vender o seu console, e as vendas do PlayStation 4 certamente sofreriam com isso".

Já o analista David Cole alerta sobre a insatisfação a ser gerada com os jogadores experientes. "Um sistema que tenta coibir o mercado de jogos usados pode desligar a busca dos consumidores mais ativos em trocar seus produtos antigos pelos novos. Em outras palavras, eu não sei se pegaria bem no mercado desses jogadores".

JÁ ESTÁ NA HORA DA NOVA GERAÇÃO DE CONSOLES?

  •  

Nova geração de rumores

Apesar de muitos boatos, a Sony não fala sobre o sucessor do PlayStation 3. Em recente entrevista ao IGN, o presidente da divisão americana Jack Tretton disse que apresentar o novo console nesse ano seria algo muito confuso.

Além de Tretton, o presidente da Sony, Kazuo Hirai, comentou há algum tempo que a empresa não mostraria o sucessor do PlayStation 3 na E3 2012, colocando um fim nos rumores que diziam o contrário.

Mesmo sem uma aparição programada para 2012, a Sony já está se mexendo para produzir o seu novo videogame. Em maio do ano passado, Masaru Kato, executivo financeiro da Sony, entregou que a empresa já estava trabalhando no PlayStation 4, tendo em vista que os investimentos em pesquisa foram listados em um relatório de gastos.