Topo

Produzir jogos para os sucessores do X360 e PS3 ficará mais caro, diz site

do Gamehall

05/04/2012 10h24

Mais informações a respeito da próxima geração de consoles, dessa vez vindas do site gameindustry. De acordo com a página, algumas produtoras que já estão trabalhando nos sucessores do Xbox 360 e PlayStation 3 estão gastando pelo menos o dobro no desenvolvimento dos jogos.

"Tive que duplicar o meu orçamento. Queremos tirar proveito das capacidades do Durango [codinome do sucessor do novo console da Microsoft], e isso vai levar muito mais tempo quando observamos cada modelo [referindo-se também ao próximo videogame da Sony]", explicou um produtor que está trabalhando na sequência de um game que teve versões para PlayStation 3 e Xbox 360.

Segundo o site os gastos estão associados às texturas e à qualidade gráfica dos jogos, o que exige mais investimento por parte das produtoras. Esse problema, aliás, também é enfrentado pelos estúdios que estão desenvolvendo para o Wii U.

O gameindustry diz ainda que, para repor esses gastos, as produtoras devem apostar em lançamentos de mais extras para download, além de buscar alguma forma de impedir ou diminuir ainda mais a compra de jogos de segunda mão.

JÁ ESTÁ NA HORA DA NOVA GERAÇÃO DE CONSOLES?

  •  

Uma nova geração de rumores

Já se ouve falar há algum tempo sobre o sucessor do Xbox 360. Em fevereiro, por exemplo, o site MCV informou que a Microsoft tinha planos de apresentar o novo videogame na E3 2012, que acontece de 5 a 7 de junho em Los Angeles, nos EUA. O anúncio não foi confirmado pela empresa.

Uma das primeiras informações sobre o próximo videogame da Microsoft foi dada pelo site GameSpot, que disse, em março de 2011, que a empresa estava procurando engenheiros para trabalhar no seu próximo console.

Ampliando a rodada de informações, a edição de fevereiro da revista Xbox World sugeriu que o videogame teria um controle em forma de tablet, utilizado para outras funções como controle remoto para a televisão, navegador para acessar a internet e até servir como um dispositivo para jogar alguns games.

Diversos estúdios declararam que estão trabalhando para as novas máquinas, como é o caso da Crytek que até revelou por acidente que o codinome do novo Xbox 360 é Durango - nome inspirado em um estado do México.

A Sony também jogou um balde de água fria em quem aposta ver a próxima geração de consoles durante a E3 2012.

Em janeiro de 2012, Kaz Hirai, que então era o presidente da divisão de produtos para consumidores da Sony, declarou que a empresa não vai mostrar nada sobre o sucessor do PS3 durante a feira.

"Eu sempre disse que o PlayStation 3 teria um ciclo de vida de 10 anos e não existe razão para mudar de ideia", disse Hirai na ocasião.