Topo

Sega corrige controles e "Sonic 4 Episode 2" lembra mais clássicos do Mega Drive; impressões

Claudio Prandoni

Do UOL, em São Paulo

13/04/2012 14h26

Muitos fãs do Sonic se decepcionaram em 2010 com a primeira parte de "Sonic 4", que prometia resgatar a glória dos tempos do Mega Drive, mas desagradou com controles muito estranhos.

No final do ano passado, a Sega provou que ainda sabe fazer jogos do herói à moda antiga em "Sonic Generations", que trazia fases em 2D com muita correria de qualidade, e parece que está aproveitando bem esta experiência em "Sonic the Hedgehog 4 Episode II", segunda parte da quarta aventura numerada do mascote.

Pela demonstração testada, a física foi totalmente corrigida e lembra bastante a época do Mega Drive. Sonic demora menos para acelerar, seus pulos não parecem mais sofrer de gravidade lunar e a inércia voltou a existir no mundo do herói, fazendo com que ele continue em movimento mesmo que se solte o direcional ao correr.

Enquanto "Episode I" buscou muita referência no primeiro jogo da história do Sonic, "Episode II" pega "Sonic 2" e "3" como inspirações. A raposinha Tails segue o herói pelo caminho e as fases testadas - as ruínas aquáticas de Sylvania Castle Zone e o mundo de neve de White Park Zone - atestam isso com muita qualidade.

Este novo game parece que aprendeu lições também com os jogos portáteis mais recentes do Sonic e apresentam fases com mais correria e menos armadilhas traiçoeiras, como espetos que aparecem do nada, mas sem abrir mão da exploração - há muitos itens e caminhos para achar.

De novidade mesmo, só os poderes em dupla de Sonic e Tails. Ao toque de um botão, eles ativam um ataque giratório que permite detonar inimigos e abrir caminho em trechos cheios de neve. Caso aperte o botão no ar, a raposinha sai voando, levando Sonic de carona - mas só por um tempo limitado, claro.

VEJA SONIC E TAILS EM AÇÃO EM "EPISODE II"

  •  

Por fim, "Sonic 4 Episode II" mantém o estilo colorido e vibrante que marcou o primeiro episódio, mas com ainda mais elementos em tela, dando vida às fases. Um detalhe bacana: a animação de corrida do Sonic, quando as pernas viram um círculo de rabiscos, mudou para ficar mais parecido com o desenho do Mega Drive. Ao que tudo indica, nostalgia de qualidade dará o tom no game.

"Sonic the Hedgehog 4 Episode II" é título exclusivo para download e chega dia 14 de maio para Xbox 360 e 15 de maio para PlayStation 3. Ainda em maio chegam versões para PC e iOS, sendo que em junho aparece a edição para Android e em julho para Windows Phone.