Só no Japão: PS Vita tem menor venda semanal desde lançamento
A semana não foi de boas notícias para a Sony. Além de anunciar o maior prejuízo anual de sua história, de US$ 6,4 bilhões, viu as vendas do PS Vita cair ao menor patamar na semana entre 2 e 8 de abril, de acordo com a Media Create, que acompanha o mercado de games no Japão.
Nesse período, apenas 8.931 unidades do atual portátil da Sony saiu das prateleiras nipônicas. Na semana anterior, havia vendido 12.105 unidades. O resultado é pior que o do PSP, com vendas de 18.356 e 14.804 unidades, respectivamente.
A causa parece ser a mesma que acometeu o Nintendo 3DS em seu início: a falta de bons games (e inéditos). Vale lembrar que, por causa do mau resultado, a Big N teve que fazer um corte drástico de preço apenas seis meses depois do lançamento. Hoje, graças a isso e ao lançamento de títulos de expressão (como o recente "Kid Icarus: Uprising"), o 3DS é o líder absoluto em terras nipônicas - vendeu 72.115 na semana passada.
Para sair da crise, o presidente-executivo da Sony, Kazuo Hirai, anunciou um ambicioso plano de recuperação, tendo como foco o negócio de eletrônicos. Mais especificamente, vai concentrar suas forças em três subsetores: câmeras e filmadoras digitais, celulares e tablets, e, claro, videogames.
Para Hirai, o mercado de games está mudando com a introdução de jogos casuais e sociais para celulares, mas não detalhou os planos para o setor. A companhia quer expandir em três vezes seus negócios de rede, como venda online de conteúdo, até o ano fiscal de 2014. Faz parte da reestruturação a demissão de 10 mil funcionários até o primeiro trimestre de 2012.
E você, leitor, o que a Sony tem que fazer para voltar aos eixos? Não deixe de comentar.
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