Topo

Com irreverência e dedicação, narradores animam o Campeonato Mundial de "StarCraft II"

Rodrigo Guerra

Do UOL, no Rio

05/05/2012 23h14

É normal ver narradores de futebol, vôlei e basquete se empolgarem durante as transmissões televisionadas, comemorando cada lance que aparece na telinha, mas você sabia que as transmissões de esportes eletrônicos também têm narradores?

A prova disso é o que Diniz Albieri (também conhecido como "Gruntar") e Pedro Beraldo (ou Pedroca, se preferir) fazem para animar a galera que assiste às partidas da final brasileira do Campeonato Mundial de "StarCraft", que acontece neste final de semana (5 e 6 de maio) na cidade do Rio de Janeiro.

Ambos mantêm o espectador a par de tudo o que está acontecendo nas partidas, explicando estratégias e as funções de cada unidade de "StarCraft II". “Jogo desde o primeiro ‘StarCraft’ e acompanho o que acontece nos campeonatos mundiais” diz Diniz. "O jogo sempre está em evolução e a cada dia surgem novas estratégias que começam a ser usadas", completa Pedro.

Os narradores e comentaristas entendem do que falam e já conseguem prever os movimentos dos jogadores, além de conhecerem as vulnerabilidades e virtudes de quem está na arena virtual.

"Estamos sempre acompanhado campeonatos como o GSL [o campeonato coreano] e o MLG [a competição norte-americana] e é de lá que surgem táticas que logo em seguida são aplicadas em partidas do mundo todo", explica Pedro.

  • Marco Antonio Teixeira / UOL

    "Gruntar" e "Pedroca" narram e fazem comentátios das partidas da final brasileira do Campeonato Mundial de "StarCraft II" no Rio de Janeiro

Na Coreia, o eSport chega ser transmitido em redes de televisão, e “StarCraft” chegou ser considerado o esporte nacional. Os narradores dizem que os jogadores coreanos são realmente os melhores do mundo, mas eles já enfrentam oposição forte vindas da Europa e dos EUA.

Já no Brasil, o eSport está ganhando força mas ainda enfrenta o desafio de encontrar patrocinadores para os times de jogadores – que ainda têm que se dividir entre a vida profissional e esportista eletrônico.

“Jogadores como ‘Levin’ têm que se dividir entre a vida profissional e a de esportista eletrônico e mesmo assim eles têm habilidade suficiente para disputar partidas de nível internacional”, comentou 'Pedroca'.

Mesmo com essas dificuldades, os narradores acreditam que os brasileiros têm chance para levar o caneco sul-americano. “Existem chances reais, pois tem jogadores com chances reais de passar dos competidores do Chile e do Perú, os principais representantes do continente”, disse Diniz.

É, dedicação e conhecimento do eSport é o que não falta para os narradores. Muito menos empolgação para manter o público ligado com o que acontece nas batalhas virtuais do setor de Koprulu.

Campeonato brasileiro

O Rio de Janeiro recebe nos dias 5 e 6 de maio os melhores jogadores de "StarCraft II: Wings of Liberty" do Brasil para participar da etapa regional do Campeonato Mundial realizado pela Blizzard.

O evento, que acontece no Centro Cultural Ação da Cidadania a partir das 9h, vai premiar com US$ 10 mil dólares o melhor entre os 16 finalistas.

Além disso, os 6 melhores ciberatletas da etapa brasileira terão sua classificação assegurada para a final Sul-Americana, que acontece em São Paulo nos dias 14 e 15 de julho.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial do evento, onde é possível também assistir as partidas ao vivo, com a narração de "Gruntar" e "Pedroca".

SERVIÇO
Campeonato Mundial de StarCraft 2
Quando: 5 e 6 de maio, a partir das 9h.
Onde: Centro Cultural Ação da Cidadania - Avenida Barão de Tefé, 75 - Saúde - Rio de Janeiro - RJ
Ingresso: 1kg de alimento não perecível

 

VEJA A VIDEOANÁLISE DE "STARCRAFT II"

  •