Topo

Líder da divisão PlayStation é contra o bloqueio aos jogos usados

Do UOL, em São Paulo

14/05/2012 15h10

A discussão sobre o bloqueio de jogos usados na próxima geração de consoles está longe de acabar: Jack Tretton, executivo-chefe da Sony Computer Entertainment nos EUA, disse que, pessoalmente, é contra a idéia.

Questionado pelo analista de mercado Michael Pachter, Tretton disse que é totalmente contra esse tipo de bloqueio. Para Tretton, uma medida que impeça os jogos usados de rodar em um console é uma prática 'anti-consumo'.

O analista ressalta que essa é a opinião pessoal de Jack Tretton e que a Sony, no Japão, pode pensar de maneira diferente.

Rumores sobre os sucessores do PlayStation 3 e do Xbox 360 são cada vez mais frequentes, e entre eles, o mais preocupante é o possível bloqueio aos jogos usados. Com uma medida desse tipo, o usuário não conseguiria rodar um game de segunda mão, seja ele vendido por uma loja, alugado ou mesmo emprestado.

Nem a Sony nem a Microsoft se manifestaram oficialmente sobre o tema. De fato, ambas as companhias dizem que não tem planos de revelar detalhes sobre seus próximos consoles na E3 deste ano.

A E3, principal evento de games do mundo, acontece entre 5 e 7 de junho, nos Estados Unidos, com cobertura ao vivo de UOL Jogos.

PS4, X720: JÁ ESTÁ NA HORA DA PRÓXIMA GERAÇÃO?

  •  

Tiro no pé

Não é a primeira vez que Michael Pachter discute a questão do bloqueio aos jogos usados.  Quando a possibilidade surgiu, em abril, o analista alertou que a mudança só agradaria às produtoras de jogos, mas causaria má impressão com os revendedores.

"Não vejo realmente que a Sony ou a Microsoft tenham interesse em bloquear o uso de jogos de segunda mão. Isso poderia beneficiar a Activision e a EA, mas poderia ferir gravemente os negócios com a GameStop", disse Pachter ao site Computer & Videogames.

"Caso a Sony faça isso unilateralmente, posso ver até a GameStop se recusando a vender o seu console, e as vendas do PlayStation 4 certamente sofreriam com isso".

  • 2992
  • view
  • pos
  •  
  • {pos_view: UOLLib.Custom.Enquete.pos_view, pos_markup: UOLLib.Custom.Enquete.pos_markup, pos_markup_vote : UOLLib.Custom.Enquete.pos_markup_vote, pos_markup_view : UOLLib.Custom.Enquete.pos_markup_view }