Topo

Para analista, extras pagos inclusos em discos de jogos são "pura ganância"

Do UOL, em São Paulo

28/05/2012 19h05

Para o analista Michael Pachter, a política que algumas produtoras adotam de incluir conteúdos extras travados dentro de seus jogos tem como fonte “pura ganância”.

Os comentários de Pachter a respeito do assunto foram feitos em seu webcast, Pach-Attack!, em resposta a recente confusão envolvendo a Capcom e “Street Fighter X Tekken”.

O jogo de luta, lançado para PS3, Xbox 360 e PC, irritou os fãs por trazer em seu disco personagens bônus que só podem ser destravados após serem comprados individualmente online.

“Eu acho que os DLCs estão sendo tão bem-sucedidos, que agora as produtoras tentam lança-los o mais rapidamente possível. Colocando o conteúdo no disco, elas podem liberá-los quando bem entenderem,” explicou o analista de mercado.

“Todo DLC é fruto de ganância. Os jogos estão ficando cada vez mais curtos, e os conteúdos extras mantêm os jogadores entretidos. É uma questão de lucro”, disse Pachter.

“Pirataria legal”

Pachter afirmou que muitos jogadores acreditam que, pelo fato do conteúdo extra estar incluso em seus discos, eles têm direito de utilizá-los. “Essa é uma questão complicada”, disse.

“Você é o dono do disco e eu acho que, teoricamente, se você puder destravar o código do conteúdo extra, você provavelmente tem a permissão de acessá-lo. E eu nem sei dizer se isso contaria como roubo, porque você de fato comprou o disco. Isso é o mais perto que podemos chegar de um caso de pirataria legal”, concluiu o analista.

Universos em colisão

Capcom e Namco Bandai possuem algumas das principais franquias de luta dos videogames. Foi questão de tempo para as duas produtoras colocarem seus guerreiros na arena, não em um, mas em dois jogos: "Street Fighter X Tekken" e "Tekken X Street Fighter".

O projeto promove o encontro entre os lutadores dos universos de "Street Fighter", como Ryu e Chun-li e "Tekken", como Kazuya e Nina.

Ambas as companhias possuem carta branca para reimaginar os personagens da parceira. Com versões para PS3 e Xbox 360, o primeiro game, feito pela Capcom, é um jogo de luta em 2D nos moldes de "Super Street Fighter IV", que inclusive já está disponível para Xbox 360, PlayStation 3 e PC.

Já a versão da Namco deve ser um título em 3D, especialidade da casa de "Pac-Man", e não tem data prevista de lançamento.

VEJA VIDEOANÁLISE DE "STREET FIGHTER X TEKKEN"

  •