Topo

E3 2012: "Ascension" traz Kratos mais fraco e humano da história de "God of War"

Rodrigo Guerra

Do UOL, em Los Angeles

06/06/2012 12h22

Kratos, o enfezado anti-herói de "God of War", retorna em 2013 em um novo game para PS3, mas não mais como o poderoso e invencível Deus da Guerra que conhecemos.

  •  

A fúria de Kratos, o protagonista da série “God of War”, era intensa, cega e incontrolável. Em “God of War III”, ele não poupou ninguém que cruzou seu caminho e o jogo ficou marcado como um dos mais violentos de todos os tempos.

Mas alguma coisa mudou. Em “Ascension”, o próximo título da franquia, mostra que Kratos está mais humano, até protegendo pessoas inocentes de serem sacrificadas pelos monstros que infestam o porto na demonstração que é mostrada no estande da Sony na E3 2012.

A demonstração é a mesma que foi exibida durante a conferência da Sony na última segunda-feira (4) e trás algumas novidades, entre elas, a redução da força do fantasma de Esparta.

Agora Kratos não é mais um deus, não tem os poderes que ele acumulou nos jogos anteriores da série, afinal “Ascension” se passa antes mesmo dos jogos que foram lançados para o PSP. Essa redução do poder de Kratos pode ser conferida até mesmo nos inimigos comuns, que estão mais difíceis de serem abatidos.

DA GRÉCIA PARA O BRASIL

  • Divulgação

    "God of War: Ascension" chegará ao Brasil em março de 2013, dublado e legendado em português e com um preço mais camarada: R$ 149

Para acabar com um simples monstro são necessários dezenas de golpes e ainda, antes de derrotá-los é necessário que o jogador os atordoe pelo menos duas vezes. No primeiro atordoamento é exibido uma linha branca em cima do inimigo e Kratos pode usá-lo como arma para abater outros monstros.

Já a linha vermelha permite que o jogador faça uma execução, que pode converter em bônus de vida e de magia para outros golpes – da mesma forma que acontece nos jogos anteriores da série.

Isso não é uma coisa ruim, na verdade adiciona um desafio maior para o jogador e o força a usar os novos golpes, entre eles o arremesso. Neste golpe Kratos finca uma de suas lâminas no adversário e o puxa, fazendo um pendulo com as correntes e atordoando os inimigos.

Além disso, Kratos não tem mais a fúria dos deuses, uma habilidade que o tornava temporariamente invencível. A ira do careca grego é transformada em chamas que percorrem as lâminas e deixam bombas no cenário e que machuca quem estiver no raio de alcance da explosão.

Multiplayer grego

Também foi possível experimentar o modo multiplayer de “Ascension”, que por mais estranho que pareça, está muito divertido – ainda que com alguns bugs.

5 CURIOSIDADES DE "GOD OF WAR: ASCENSION"

A demonstração da E3 ocorre pouco antes da metade do jogo
Mais fraco, Kratos precisa bater mais para derrotar os inimigos
O poder de parar objetos no ar não vem de Cronos, mas é ganho em uma fase anterior
A Sony deve revelar mais modos multiplayer nos próximos meses
Idealizado para "God of War III", o modo multiplayer só ficou pronto em "Ascension"

A modalidade apresentada mostra algo como um cabo de guerra, no qual o jogador se une aos soldados de Esparta ou Tróia e devem se enfrentar ao mesmo tempo que tentam destruir um ciclope gigante que aparece no fundo do cenário.

Os jogadores se enfrentam usando soldados que veneram deuses, como Hades, Poseidon, Ares ou Zeus. Cada uma destas entidades concedem poderes e armas diferentes.

Os golpes usados são muito parecidos com os que Kratos usa durante suas aventuras solo, ou seja, os jogadores não vão sentir dificuldades a se adaptar.

Entretanto, sentimos que por vezes os soldados perdem energia muito rapidamente e não ficou claro se isso foi em decorrência a algum poder usado pelos inimigos ou outro fator externo.

No geral “God of War: Ascension” é bem divertido, adiciona novas estratégias para o combate e traz muitas novidades que os veteranos de guerra vão adorar. Sobretudo o game está muito bonito e bem acabado, mas a Sony não liberou detalhes da história dizendo se ela vai realmente contar as origens de Kratos e seus pesadelos que o afligem desde sempre.

Cabe a nós esperar até março de 2013 para saber como este novo conto do fantasma de Esparta vai se desenrolar. Até lá muitas cabeças vão rolar.

APRESENTAÇÃO DE "GOD OF WAR: ASCENSION" NA E3

  •