Topo

Square Enix demonstra novo motor gráfico com vídeo conceitual de "Final Fantasy"

Manoela Pereira

Do UOL, em São Paulo

06/06/2012 21h01

Quase dois anos após anunciar oficialmente seu motor gráfico para plataformas da próxima geração, a Square Enix demonstrou pela primeira vez do que a nova tecnologia é capaz. A apresentação aconteceu à portas fechadas, durante a E3 2012.

Batizado de 'Luminous', o motor é capaz de gerar em tempo real imagens que, pelos padrões de hoje, só seriam possíveis caso fossem pré-renderizadas.

A cena utilizada para exemplificar as capacidades do motor gráfico se chama "Agni's Philosophy", que segundo o diretor de tecnologia da Square Enix, Yoshihisa Hashimoto demonstra como seria um "Final Fantasy" da próxima geração.

Para atiçar a imaginação dos fãs, a demonstração é chamada de "Final Fantasy Tech Demo" pela Square Enix.

VEJA DEMONSTRAÇÂO "AGNI'S PHILOSOPHY"

  •  

Liberdade para a criação

Para provar que as imagens eram geradas em tempo real, Hashimoto utilizou um editor para alterar cores, formatos de cabelos, texturas de pele e outros aspectos da ação na tela enquanto o vídeo corria.

Segundo o diretor, apesar do motor parecer ideal para a criação de produções de alto orçamento, também poderá ser utilizado para games casuais e de menor calibre. "Nós não estamos nos focando em nenhum gênero específico", disse, mencionando inclusive que a tecnologia pode ser adaptada para funcionar com plataformas atuais.

Hashimoto afirmou que a tecnologia ainda está sendo desenvolvida, e que caberá aos diretores de cada um dos estúdios da Square Enix decidir se eles querem ou não usá-la em seus projetos. Ele ainda revelou que a produtora não tem intenção de terceirizar seu motor para outras companhias.

Por fim, questionado sobre quando os jogadores poderão colocar as mãos em um game baseado no motor Luminous, o diretor sorriu e disse, enigmático: "Não falta muito tempo".