Topo

E3 2012: Fatiar e picar inimigos é brincadeira divertida e inusitada em "Metal Gear Rising"

Rodrigo Guerra

Do UOL, em Los Angeles

07/06/2012 05h41

Raiden é o chef dos videogames. Ele consegue fatiar colunas, soldados e robôs gigantes com a mesma habilidade que um cozinheiro corta uma cebola.

Ou seja, a premissa que foi apresentada para “Metal Gear Rising: Revegeance” na E3 de 2009 foi mantida pelo estúdio Platinum Games, que assumiu o desenvolvimento do jogo no início de 2011.

“Nós achamos muito divertida a ideia de poder cortar tudo o que está no cenário quando o Sr. Hideo Kojima apresentou o jogo pela primeira vez. Então fizemos questão de manter esta mecânica”, disse Atsushi Inaba, produtor de “Metal Gear Rising” em entrevista ao UOL Jogos na E3 2012.

Essa experiência de cortar e fatiar pôde ser experimentada em uma demonstração simples, porém objetiva. O cenário não poderia ser mais apropriado: um VR Training, o clássico percurso virtual de treino da série "Metal Gear". O curso começa com alguns alvos de papelão (como aqueles usados em campos de tiro para treinamento) para aprender o básico, mas depois a prática começa ficar mais séria, com alguns soldados protegendo o perímetro.

Nos primeiros momentos os cortes saem meio disformes, algumas fatias ficam mais grossas que outras. Mas depois de alguns minutos os movimentos começam a se tornar tão naturais quanto passar manteiga no pão.

Para isso é necessário apenas segurar o gatilho esquerdo, que ativa o efeito de câmera lenta e aproxima a câmera para uma visão por cima do ombro de Raiden, aí é só deslizar a alavanca direita para a direção que você quer e fazer carne moída com a espada.

A demonstração, bem curta por sinal – e que virá no disco de quem comprar “Zone of the Enders HD Collection” no final do ano -, terminou com uma batalha empolgante contra um Gekko, um tipo de robô vivo com duas longas pernas. O combate acaba com um curto quick time event no qual Raiden literalmente dilacera o bicho em milhares de pedacinhos.

As conparações com os outros jogos da Platinum Games são inevitáveis. O visual lembra “Vanquish”, mas a jogabilidade tem toques de “Bayonetta”, principalmente quando a questão é acabar com um chefe em uma cena de quick time event.

A bem da verdade, “Metal Gear Rising: Revegeance” nem se parece um jogo que está em desenvolvimento há pouco mais de um ano. A Platinum Games assumiu a produção do game a pedido direto de Hideo Kojima, que os contatou no início de 2011.

“No início eu pensei que era uma piada”, disse Inaba, “Mas depois de algumas conversas começamos a trabalhar em ‘Rising’. Entre o primeiro contato dele e o início da produção se passaram menos de três meses”.

  •  

Segundo o produtor, o jogo final terá um pouco mais de 12 horas, e vai abrir possibilidades para todo tipo de jogador, como aqueles que gostam de sair esquartejando tudo o que estiver pela frente, ou mesmo para os fãs da série “Metal Gear”, que gostam de usar a surdina para surpreender o inimigo.

Por falar nos fãs de “Metal Gear”, vale lembrar que este jogo é focado em contar uma história do Raiden. Os eventos de “Metal Gear Solid 2” pouco serão citados e nem mesmo a rivalidade dele contra o vilão Vamp serão abordadas neste jogo.

“Sendo direto ao assunto: Não. Vamp não vai aparecer no jogo. Muitos pensam que o cara que apareceu no trailer [de ‘Revegeance] do ano passado era ele e começaram a fazer teorias sobre isso. Isso não é verdade e não vai acontecer neste jogo. Esse personagem que aparece no trailer é uma outra pessoa e é muito importante para esta história que estamos contando”, concluiu Inaba.

"Metal Gear Rising: Revengeance" tem lançamento marcado para o início de 2013 e versões previstas para PlayStation 3, Xbox 360 e PC.