Topo

E3 2012: Mario, zumbis, Batman e mais: conheça os primeiros jogos do Wii U

Pedro Henrique Lippe

do UOL, em São Paulo

07/06/2012 15h21

Na E3 2011, a Nintendo apresentou para o mundo o conceito de seu próximo console de mesa: um aparelho que, seguindo a proposta de seus portáteis recentes, teria mais do que apenas uma tela.

Hoje, um ano mais tarde, já conhecemos mais sobre o Wii U e seu controle em formato de tablet - o suficiente para saber o quê muitos de seus primeiros jogos oferecerão de novo. Por enquanto, o videogame ainda não possui data de lançamento e preço definidos, mas fica a certeza de que chega até o final do ano.

Para ajudar você a decidir se vale a pena investir no Wii U quando ele chegar e quais jogos adquirir, preparamos um guia com informações, fotos e vídeos dos primeiros jogos confirmados do aparelho.

NEW SUPER MARIO BROS. U

Um dos maiores destaques da primeira leva de games para o Wii U é "New Super Mario Bros. U". Pela primeira vez em alta definição, a clássica série de jogos de aventura do herói bigodudo será focada na interação entre amigos. E não apenas por causa de um modo multiplayer nos modos clássicos.

Por meio do Miiverse, a 'rede social' que integrará todas as plataformas da Nintendo, será possível compartilhar mensagens, dicas, desabafos e até pontuações em cada estágio do game a partir de seu mapa. Todas essas interações serão transmitidas online para amigos registrados nos consoles dos jogadores.

SUPER MARIO FAZ SUA ESTREIA EM HD EM "BROS. U"

  •  

PIKMIN 3

Anunciado há anos pelo célebre designer Shigeru Miyamoto, "Pikmin 3" deverá ser outro dos primeiros games exclusivos do Wii U. Com pelo menos dois novos tipos de criaturinhas controláveis, o game de estratégia deverá continuar a saga de Capitão Olimar, que vimos pela última vez na época do GameCube.

Pelo Wii U GamePad, os jogadores poderão visualizar um mapa das áreas que devem ser exploradas no jogo por cima, e assim traçar melhor suas estratégias de sobrevivência. Expandindo a proposta de seu predecessor, "Pikmin 3" permitirá o controle simultâneo de quatro 'líderes', que com sua horda de monstrinhos floridos devem avançar pelos estágios.

WII FIT U

A série de treinadores físicos da Nintendo, que já vendeu dezenas de milhões de cópias ao redor do mundo, continuará no Wii U com "Wii Fit U". O principal destaque do título é um modo que permite que minigames e programas de exercício sejam acessados sem a necessidade do uso da TV.

O game oferecerá dezenas de novas atividades, e dentre as novidades estarão várias que utilizam combinações de controles, incluindo a Wii Balance Board, o Wii Remote e o Wii U GamePad. Ele ainda virá acompanhado de um novo periférico: uma espécie de pedômetro que registrará seus gastos calóricos em uma rodada de exercícios.

NOVOS EXERCÌCIOS APARECERÃO EM "WII FIT U"

  •  

PROJECT P-100

Não apenas de continuações viverá o Wii U. "Project P-100", por exemplo, é uma oferta inédita. Produzido pela Platinum Games, de "Bayonetta", e dirigido por Hideki Kamiya, de "Okami", este game tem o potencial de dar início a uma nova grande marca para a Nintendo.

No mundo de "Project P-100", até mesmo cidadãos comuns, indefesos perante uma invasão alienígena, podem transformar-se em super-heróis. Claro, alguns deles podem receber nomes como 'Homem Vaso Sanitário'... Mas, ainda sim, super-heróis. Combinando a força de vários deles em um exército, o jogador deverá explorar fases combatendo os malígnos invasores.

NINTENDO LAND

"Nintendo Land", por sua vez, é uma mistura de ideia nova com várias antigas. Seguindo a proposta de "Wii Play" - a de introduzir os jogadores aos controles específicos de sua plataforma -, ele se passará em um parque temático da Nintendo, onde as atrações são os mundos de franquias como "Zelda", "Donkey Kong" e "F-Zero".

O foco de "Nintendo Land" será no conceito de jogabilidade assimétrica. Em alguns de seus minigames, um jogador enfrentará outros em partidas competitivas em que cada um deles seguirá regras completamente diferentes. Em 'Luigi's Ghost Mansion', por exemplo, o portador do GamePad controlará um fantasma que deve aterrorizar humanos perdidos em um casebre mal-assombrado, que por sua vez são controlados por Wii Remotes.

SiNG

Dos criadores de "DJ Hero", "SiNG" será um curioso simulador de karaokê em que o jogador pode ficar de costas para a TV enquanto se apresenta para seus amigos.

A letra da canção que está sendo tocada aparece na tela do controle tablet, enquanto a TV cria efeitos especiais para as performances dos jogadores e até mesmo dançarinos virtuais para acompanhá-los.

CONFIRA A APRESENTAÇÃO DE "SiNG" NA E3 2012

  •  

GAME & WARIO

"Game & Wario", enquanto isso, será uma versão mais lenta e focada das coletâneas de microgames "WarioWare". Como seu nome deixa claro, o game é uma homenagem aos clássicos minigames "Game & Watch".

Feito especialmente para uso com o Wii U GamePad, o título deverá mostrar diversos esquemas interessantes de jogabilidade não possíveis com controles convencionais.

LEGO CITY: UNDERCOVER

"LEGO City: Undercover" colocará os fãs do Wii U no papel de um policial que deve resolver crimes em um mundo aberto construído inteiramente com blocos de montar.

Aliadas às habilidades acrobáticas do herói está uma que deixaria qualquer camaleão com inveja: ao vestir uma fantasia ou um disfarce, o policial Chase McCain ganha poderes condizentes com tal vestimenta. Com a roupa de um ladrão, por exemplo, ele ganha a habilidade de destravar cadeados.

VÍDEO DEMONSTRA AS HABILIDADES DE CHASE MCCAIN

  •  

ASSASSIN'S CREED III

A produtora terceirizada que terá a maior presença nos primeiros meses do Wii U, sem dúvidas, será a Ubisoft. Seu maior título para o ano, "Assassin's Creed III", aparecerá no novo console ainda em 2012.

Deixando para trás Ezio Auditore e Altair, o herói Desmond agora retorna para a mente de seu ancestral Connor, um assassino mestiço que vive nos Estados Unidos durante a sua Guerra de Independência contra os ingleses. O game virá completo com um modo multiplayer online, que trará melhorias em relação ao seu correspondente de "Revelations".

DESENVOLVEDOR MOSTRA "ASSASSIN'S CREED III" NO WII U

  •  

JUST DANCE 4

Pouco tempo após chegar ao Wii, ao PlayStation 3 e ao Xbox 360, "Just Dance 4" também aparecerá no Wii U, oferecendo um inédito modo multiplayer para cinco pessoas com jogabilidade assimétrica.

Como o presidente da Nintendo of America Reggie Fils-Aime demonstrou em sua conferência na E3, enquanto quatro jogadores segurando Wii Remotes dançam, uma quinta pessoa na posse de um GamePad pode alterar as coreografias como desejar por meio de sua própria tela, tornando as rotinas mais interessantes.

ZOMBIU

"ZombiU", um game de horror, é outro dos games da Ubisoft para o Wii U. Com a missão de sobreviver a um apocalipse zumbi, os jogadores deverão explorar uma cidade infestada de criaturas malígnas que são capazes de vencê-lo com um único ataque.

Caso seu herói venha a morrer, os jogadores imediatamente assumem o controle de um outro sobrevivente. Nesta nova pele, eles podem correr de volta para o lugar onde sua encarnação anterior pereceu na esperança de recoletar seus antigos itens.

ZUMBIS ESTÃO POR TODOS OS LADOS EM "ZOMBIU"

  •  

RAYMAN LEGENDS

Com um tema mais leve, "Rayman Legends" trará para o Wii U mais ação do gênero plataforma. O jogo é sequência do sucesso de crítica "Rayman Origins", lançado em 2011, e manterá o esquema de jogo de aventura em 2D para até quatro pessoas.

Esta edição para Wii U inova ao introduzir um modo multiplayer para cinco pessoas simultaneamente, sendo que um jogador fica com o Wii U GamePad e controla um personagem voador chamado Murphy, que interage de formas diferentes com o cenário. Dentre as novas mecânicas presentes, há fases que misturam ritmo musical à exploração dos estágios, tudo com batuques na tela de toque do controle.

VEJA O TRAILER DE "RAYMAN LEGENDS" NA E3 2012

  •  

ALIENS: COLONIAL MARINES

Outras produtoras trarão para a nova plataforma algumas de suas ofertas voltadas para o público adulto. Um exemplo é a Sega com "Aliens: Colonial Marines", novo jogo da Gearbox Software que tem uma trama reconhecida oficialmente pela Fox como material canônica.

O título terá início pouco tempo após o término dos eventos do longa-metragem "Alien III", e contará a história de um grupo de fuzileiros espaciais enviados à U.S.S. Sulaco em busca da heroína Ripley e seus companheiros.

BATMAN: ARKHAM CITY ARMORED EDITION

Lançado no ano passado para PlayStation 3, Xbox 360 e PC, a segunda adaptação de sucesso do mundo de Batman da produtora Rocksteady chegará ao Wii U com diversos conteúdos extras e novas mecânicas de jogabilidade.

"Batman: Arkham City Armored Edition" transformará o controle tablet do novo console em um verdadeiro cinturão de utilidades do herói morcego. Por meio dele, os jogadores poderão controlar a trajetória de Batarangs, vasculhar áreas com um scanner especial e até mesmo detonar remotamente explosivos com a interface sensível ao toque de sua tela.

TRAILER MOSTRA NOVIDADES DE "ARMORED EDITION"

  •  

SCRIBBLENAUTS UNLIMITED

O último destaque é "Scribblenauts Unlimited", da Warner Bros., que evoluirá a proposta original do popular "Scribblenauts" com um mundo aberto e ferramentas que permitirão que os jogadores tragam quaiquer objetos direto de sua imaginação para o mundo do game.

Em uma das demonstrações do game na E3 2012, um representante de sua produtra 5th Cell disse que teve a ideia de criar um ciborgue cachorro que tivesse pneus no lugar de pernas. Algumas palavras digitadas no GamePad mais tarde, lá estava ele, girando de um lado para o outro próximo do protagonista Maxwell.

VEJA "SCRIBBLENAUTS UNLIMITED" EM AÇÃO

  •