Topo

Criador de "Doom" apresenta óculos de realidade virtual de US$ 500

do Gamehall

09/06/2012 10h14

Criador de "Doom", "Quake" e "Rage", John Carmack usou o estande da Bethesda na E3 2012 para apresentar o protótipo de um óculos de realidade virtual que poderia chegar às lojas por US$ 500.

O dispositivo criado pelo veterano programador tem funcionamento similar ao visto em outros projetos do tipo: ele bloqueia a entrada de luz externa e mostra a ação do jogo em pequenas telas internas do acessório.

Na feira, o jogo demonstrado era "Doom 3: BFG Edition", remake do terceiro jogo que está a caminho do PC, PS3 e Xbox 360.

Com o controle tradicional, o jogador podia se movimentar e atirar, enquanto os movimentos com a cabeça permitiam visualizar os arredores do cenário.

Vale lembrar que como qualquer outro protótipo, o dispositivo de realidade virtual de Carmack pode não ser lançado de fato nas lojas.

Mago da programação

Um dos fundadores da Id Software, John Carmack é conhecido por ser o co-criador de jogos de tiro em primeira pessoa pioneiros da indústria, como "Wolfenstein 3D", "Doom" e "Quake".

Mais recentemente, Carmack foi um dos produtores de "Rage", jogo de tiro com corrida de carros para PC, PlayStation 3 e Xbox 360.

Carmack tem sido um dos principais responsáveis por fazer a tecnologia dos videogames avançar nas últimas décadas: foi o pioneiro nos gráficos 3D em tempo real, e na criação e otimização de técnicas de desenvolvimento, tentando sempre estar à frente das limitações dos hardwares.

ASSISTA A VIDEOANÁLISE DE "RAGE"