Topo

E3 2012: "Metro: Last Light" impressiona pelo drama e alto nível de detalhes

Felipe Carettoni

Do UOL, em Los Angeles

14/06/2012 12h12

Vários jogos chamaram a atenção na E3 2012, mas nenhum mostrou tanto foco em detalhes como "Metro: Last Light", da THQ. Ele lembra muito "Fallout 3", apresentando uma dramática Moscou pós-apocalíptica tomada por radiação e seres abomináveis, com um personagem que precisa sobreviver a qualquer custo.

A demonstração exibida na feira de Los Angeles mostrou uma infinidade de itens que podem ser manipulados pelo jogador, como pequenas lanternas que, quando ascendidas pelo jogador, iluminam as ruínas macabras da cidade, enquanto sombras de criaturas escondidas assustam ao melhor estilo "Dead Space".

Corpos de pessoas dilaceradas ou infectadas preenchem os corredores e ainda são ótimas fontes de suprimentos e munições. Teias de aranha podem ser rapidamente eliminadas com fogo, revelando itens escondidos com a rápida iluminação das chamas.

Por causa da falta de ar e a atmosfera tóxica, o personagem precisa procurar constantemente por cápsulas de oxigênio antes que um cronômetro em seu pulso direito chegue a zero. É por isso que, quando o mesmo abandona seu refúgio no metrô para procurar por algo na superfície, "Last Light" consegue transmitir uma sensação dramática de claustrofobia, algo difícil de notar na maioria dos games do gênero.

A tensão é tanta que o jogador passa a torcer pelo protagonista e a se identificar com ele. Monstros estão espalhados aos montes por Moscow e é preciso fazer o máximo de silêncio para não atraí-los.

Houve um momento fantástico na demonstração em que uma dessas medonhas criaturas pulou sobre o personagem, o qual rapidamente usou sua espingarda para se defender. O inimigo foi arremessado para o alto e logo caiu do outro lado da sala, mas seu sangue marcou o teto do local e algumas gotas começaram a pingar sobre a tela.

Foi realmente uma pena quando a demo de pouco mais de 15 minutos chegou ao fim. A impressão que ficou é ótima, mas falta saber se todo esse clima se manterá pelo restante do jogo e que os belos gráficos não se limitem apenas aos PCs, como acabou ocorrendo com o jogo anterior.

"Metro: Last Light" será lançado em 2013 para PlayStation 3, Xbox 360 e computadores, mas ainda não possui uma data definitiva.

ASSISTA AO TRAILER DE "METRO LAST LIGHT"

  •