Topo

Konami acusa "FIFA" de copiar "Pro Evolution Soccer"

Do Gamehall

14/06/2012 13h20

Apostando alto na versão 2013 de seu game de futebol, o produtor europeu de "Pro Evolution Soccer", John Murphy, declarou que seu rival "FIFA" só conseguiu a preferência dos jogadores depois que copiou "PES".

Em entrevista ao site Eurogamer, Murphy soltou o verbo: "Se você analisar o passado deles você verá que 'FIFA' passou de um jogo totalmente diferente do nosso, para esse que começaram a pegar coisas de 'PES', até chegar ao produto que eles têm hoje".

"Esse ano eles estão falando sobre a IA e mecânica como uma força fundamental, que é exatamente o que estávamos trabalhando no ano passado como uma das metas principais. Isso não é coincidência", disparou.

Para Murphy, as pessoas que enaltecem 'FIFA' atualmente esquecem que "Pro Evolution Soccer" foi o idealizador de muitas das ideias hoje utilizadas em seu rival.

"Não estou dizendo que eles estejam copiando ativamente agora. Digo que eles têm uma longa história de copiar 'PES' até chegar onde queriam", explicou.

"Você pode lhes dar o crédito pelo que eles fizeram e aonde chegaram agora, e você pode vê-lo [o 'FIFA'], como um produto valioso, com ideias que todos nós devemos aprender, mas não podemos esquecer que 'PES' inovou todas essas ideias e eles copiaram", finalizou.

Renovação nos controles

Com lançamento marcado para até novembro deste ano, "Pro Evolution Soccer 2013" terá versões para PC, PlayStation 3, Xbox 360, Nintendo 3DS, PSP, PlayStation 2 e Wii.

A Konami afirma que o jogo será construído a partir de três pilares principais: um novo sistema de controles e física, a individualidade dos jogadores e uma nova inteligência artificial.

Outro exemplo citado é uma "volta às raízes", que será concretizada na forma de controle total sobre jogadores e domínio da bola, segundo o próprio Murphy.
 

PRODUTORES COMENTAM AS NOVIDADES DE "PES 2013"

  •