16/06/2012 - 12h21

Novo Xbox sai em 2013 com óculos de realidade aumentada, revela documento vazado

do UOL, em São Paulo
  • Segundo o documento vazado, o novo Xbox agregará ainda mais funções multimídia

    Segundo o documento vazado, o novo Xbox agregará ainda mais funções multimídia

O sucessor do Xbox 360 chega em 2013 com suporte a discos Blu-Ray e será compatível com um novo Kinect até um óculos de realidade aumentada. Isso é o que revela um documento de 56 páginas apresentado em agosto de 2010 e vazado da Microsoft, segundo o site americano The Verge.

De acordo com a empresa, o Xbox 720 teria suporte a discos Blu-ray, suporte nativo ao 3D, apps, um sensor adicional e compatibilidade com periféricos. Além da promessa de performance 6 vezes superior à do Xbox 360, há menção a resolução 1080p real com suporte total a 3D e um status de "permanentemente ligado" para o console. Um dos slides mostra que o próximo Xbox será desenhado para ser escalável em termos de quantidade e frequência de núcleos de CPU.

Aparentemente a Microsoft estaria discutindo sobre usar seis ou oito núcleos ARM ou x86 com 2GHz cada e 4GB de memória DDR4, além de três núcleos PPC com 2.2 GHZ cada para retrocompatibilidade com o Xbox 360.

A Microsoft posiciona o Xbox 720 como "o único aparelho necessário para entretenimento na sala de estar", citando a capacidade de gravar conteúdo da TV e a unificação com o Windows 8, o que facilitaria o desenvolvimento de aplicativos focados no PC, Xbox e Windows Phone. O videogame custaria US$ 299, com o Kinect 2 incluso e um ciclo de vida previsto para 10 anos, com mais de 100 milhões de unidades vendidas.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO XBOX 720

6x mais potente que o Xbox 360
Preço de US$ 299
Ciclo de vida de 10 anos e 100 milhões de unidades
Blu-ray
Suporte nativo a 3D
Suporte a 1080p real
Kinect 2, com maior precisão e acessórios
Kinect Glasses, óculos de realidade aumentada
  • Supostamente, o Kinect 2 teria suporte para até quatro jogadores

De acordo com o documento, a próxima versão do Kinect seria um aperfeiçoamento do hardware atual: maior precisão na captura de movimentos, imagem estéreo, melhor reconhecimento de voz, melhor câmera RGB, suporte a acessórios e detecção de até quatro jogadores simultâneos figuram entre as novidades.

Para completar, o Kinect teria processamento dedicado no hardware.

Em relação aos acessórios, estes serviriam não para substituir os controles, mas para permitir que os periféricos interajam com o sensor. Os slides fazem referências a games para quatro participantes envolvendo dardos, basquete etc.

Há também referência ao Kinect Glasses, projeto de pesquisa da Microsoft que recebeu o codinome de Project Fortaleza. Há poucas informações sobre o hardware, mas os óculos aparentam ter suporte a Wi-Fi e 4G, além de incorporar recursos de realidade aumentada de forma similar ao Project Glass, do Google.

Descrito como um dispositivo revolucionário e que deixa as mãos livres, o Kinect Glasses estaria previsto para chegar ao mercado em 2014, ou seja, após o lançamento do Xbox 720. A Microsoft não diz se os óculos funcionariam no console, mas eles parecem ter sido desenhados para funcionar de maneira independente, como um dispositivo móvel.

Vale lembrar que o atual Kinect, quando foi revelado, era conhecido como Project Natal, uma referência à capital do Rio Grande do Norte, uma das cidades preferidas de Alex Kipman, brasileiro por trás da ideia, pesquisa e concepção do acessório. Considerando o codinome "Fortaleza", seria este o novo produto no qual Kipman estaria trabalhando? A referência à capital do Ceará aponta esta possibilidade - além da paixão do brasileiro por praias do Nordeste.

  • Project Fortaleza é o codinome do óculos de realidade aumentada da Microsoft

Tags Xbox 360 , Xbox 720

  • http://jogos.uol.com.br/ultimas-noticias/2012/06/16/novo-xbox-chega-em-2013-com-oculos-de-realidade-aumentada-revela-documento-vazado.htm
  • Novo Xbox sai em 2013 com óculos de realidade aumentada, revela documento vazado
  • 01/10/2014
  • UOL Jogos - Notícias
  • UOL Jogos
  • @UOLJogos #UOL
  • 1

Veja mais

Últimos Comentários