Topo

Wii U poderá competir com consoles da próxima geração, diz Nintendo

Do UOL, em São Paulo

04/07/2012 15h20

Com o Wii U a Nintendo vai chegar à era da alta definição e não só isso: o console será competitivo com a próxima geração de videogames. Essas afirmações foram feitas por Satoru Iwata, presidente global da Big N, na última reunião de acionistas da empresa.

A frase de Iwata veio em resposta a uma dúvida de um investidor que teme pelo futuro do Wii U e que, assim como aconteceu com o Wii, os desenvolvedores de jogos abandonem a plataforma no quando surgirem novos consoles de concorrentes.

“Nós não podemos prometer que o Wii U nunca será abandonado pelos jogos multiplataforma, mas ao menos podemos assegurar que o Wii U não terá uma diferença tão significativa como o Wii teve em comparação aos seus concorrentes, na forma de gerar gráficos em alta definição. A diferença entre o Wii U e os outros consoles não será tão drástica porque existirão menos distinção nos gráficos”, disse.

Iwata reconhece que a Microsoft e a Sony estão mexendo seus pauzinhos para não ficarem atrás da corrida da nova geração, mas ele não acredita que existirão saltos tão grandes na questão de desempenho.

Wii U tem mesmo poder do Xbox 360, diz Microsoft

Se por um lado a Nintendo está confiante sobre o futuro do Wii U, por outro a Microsoft diz que o console não é tão poderoso. Em entrevista para o Games Industry, Phill Spencer, vice-presidente do Microsoft Studios, disse que a concorrente está “construindo uma plataforma que é efetivamente um Xbox 360 quando você pensa nas capacidades gráficas”.

“Agora [a Nintendo] realmente está realmente chegando ao o que já é possível ver no catálogo de jogos que estão no Xbox 360”, disse. Essa talvez seja a resposta de Spencer para a afirmação que Iwata fez em relação ao SmartGlass, dizendo que a tecnologia pode sofrer com lag (atrasos de resposta).

Ao ser questionado sobre o controle Pro, Spencer vê que existem semelhanças ao controle do X360: “eles mexeram na disposição dos botões e fizeram o controle ser mais familiar para os jogadores do 360. Agora que as peças estão juntas, entendo onde eles querem chegar”, adicionou.

O Wii U ainda não tem preço definido nem data para chegar ao mercado. O novo console da Nintendo foi apresentado na E3 de 2011 e em 2012 a companhia mostrou os primeiros jogos da plataforma, como “ZombieU”, "Pikmin 3", “Nintendo Land” e “New Super Mario Bros. U”.

VEJA O TESTE DE "PIKMIN 3" DURANTE A E3 2012

  •