Topo

Jogos para celulares: game do Batman tem mais atmosfera que substância

Akira Suzuki

Do UOL, em São Paulo

20/07/2012 19h33

Nesta sexta (20) chegou aos cinemas norte-americanos um dos filmes mais aguardados do ano: "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge". E uma oportunidade assim não passou batida pela Gameloft, que lançou, para iPhone, iPod, iPad e Android, um game baseado no longa-metragem.

Por enquanto, o game não está disponível no Brasil, que custa US$ 6,99 nos aparelhos da Apple e R$ 14,12 no Android. Segundo a Gameloft, o game está previsto para chegar à App Store e Google Play brasileiros na próxima sexta (27), junto com a estreia nacional do filme.

Logo de cara, o que chama a atenção no game é a recriação da atmosfera sombria que tanto combina com o Homem-Morcego e sua Gotham City. Mas, começando a jogar, vê-se que o game tem mais aparência do que conteúdo.

Trata-se de um jogo de ação e exploração, que até tenta seguir a fórmula dos excelentes games do Batman para PlayStation 3 e Xbox 360, mas, no celular, a progressão é basicamente linear. Todos os elementos, da furtividade aos combates, carecem de profundidade. É tudo bem simplista.

Além do mais, é um jogo com controles baseados em direcional e botões, que a tela de toque dos celulares ainda não consegue oferecer uma solução satisfatória. Há ainda um outro problema: o game é muito pesado, andando aos trancos e barrancos em modelos mais antigos do iPhone.

O teste de UOL Jogos foi feito num iPod de quarta geração, que tem especificações similares ao do iPhone 4. O jogo rodou bem no iPad 2, então, quem tem um iPhone 4S ou o novo iPad não deve sofrer com lentidões no game.

Seleção de jogos

Como de costume, UOL Jogos fez uma lista compilando alguns dos melhores games gratuitos (ou quase) disponíveis para iPhone, iPod, iPad e aparelhos Android (tem até um jogo para o BlackBerry Playbook). Acompanhe:

Jogos para celulares
Veja Álbum de fotos
Clique nas setas para ver mais games. Os jogos para plataforma Android foram testados no aparelho Galaxy X, da Samsung, e os de iOS, no iPod Touch de quarta geração, da Apple.
* No momento da reportagem