Topo

Conheça "League of Legends", jogo online que chega em breve oficialmente ao Brasil

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

06/08/2012 16h38

Não é de hoje que ouvimos falar dos grandes números de jogadores que são atraídos pelos games online. Foi assim com “Ragnarök Online” e “Perfect World”, acontece com “World of Warcraft” desde 2004 e, mais recentemente, com “League of Legends”, o título da Riot Games que está chegando ao Brasil.

“League of Legends” (ou “LoL” para os íntimos) é um MOBA, sigla para Multiplayer Online Battle Arena (ou Arena de Batalha Multijogadores Online) e tem como principal inspiração “Defense of the Ancients”, um mapa de “WarCraft III” criado por jogadores, no qual os usuários controlam heróis que possuem habilidades especiais e que devem se unir para destruir a base inimiga.

O caminho para isso é meio tortuoso. Antes de destruir o Nexus - a base de "LoL" - os competidores devem atravessar corredores protegidos por torres mágicas, destruir inibidores ao mesmo tempo em que enfrentam hordas de soldados controlados pelo computador.

Para realizar tal feito é necessário muito trabalho em equipe, habilidade e até mesmo elaborar estratégias no decorrer da partida para anular a efetividade dos heróis adversários.

O que diferencia “League of Legends” de “DotA”, seu principal concorrente, é o contato da Riot com a comunidade de jogadores. Essa relação mantém o game equilibrado e sempre atualizado. Além disso, novos personagens são adicionados com frequência regular ao plantel de campeões de “League of Legends” e a cada nova adição, novas situações e estratégias são incorporadas às partidas.

Espaço para iniciantes

Assim como qualquer jogo, “League of Legends” tem um modo de tutorial que ensina o be-a-bá para o jogador iniciante. Além disso, o game também conta com partidas contra o computador. É altamente recomendado passar por essas opções para ter uma ideia do funcionamento dos mapas.

Falando em mapas, o jogador pode escolher se embrenhar na floresta Summoner's Rift, ou no emaranhado pântano Twisted Treeline. Nestes dois as batalhas seguem como o programado, no qual os participantes se enfrentam e a partida só acaba quando um time consegue destruir o cristal central da base inimiga ou por rendição.

ESCOLHA SEU HERÓI

Divulgação
“League of Legends” possui mais de 100 campeões para escolher e, convenhamos, é difícil escolher um para começar a jogar. Por isso existe um sistema de rotação semanal de heróis no qual a Riot disponibiliza alguns campeões para experimentar. Assim você pode testar um novo herói e, se gostar, comprá-lo com Pontos de Influência (são adquiridos no final de cada partida) ou Pontos Riot (comprados com dinheiro real).

Já em Dominion, ambos os times lutam para controlar áreas determinadas do mapa, assim como o modo 'king of the hill' em jogos de tiro. A partida acaba quando o time consegue esgotar todos os pontos de influencia do time adversário.

Independente do mapa escolhido, o tempo de partida varia entre 20 e 50 minutos. Justamente por serem rápidas as partidas de “League of Legends” não exigem a mesma dedicação dos MMORPGs, o que atrai muitos jogadores.

Em cada partida os personagens vão ganhando níveis de experiência e, como você já deve estar suspeitando, quanto mais alto o nível, mais forte será o campeão.

Além disso, o seu campeão ganha dinheiro com o desenrolar da partida, seja vencendo outros heróis, seja matando monstros que aparecem no mapa ou destruindo estruturas de defesa do exército inimigo. Com esse dinheiro, é possível adquirir equipamentos como espadas, peças de armadura e poções de cura – tudo buscando melhorar suas chances de vencer um combate direto ou em time.

Um novo esporte para jogadores experientes

Não é por acaso que “League of Legends” figura entre os principais títulos entre os esportes eletrônicos. Antes de pensar em disputar partidas ranqueadas o jogador (que aqui é chamado de Invocador) precisa chegar ao nível 30 e com isso aprender como usar personagens, runas e os talentos.

Tanto as runas quanto os talentos são características que alteram os atributos iniciais dos heróis e que, se bem utilizados, podem dar vantagem na hora do combate direto contra campeões do time adversário.

SEMPRE COM NOVIDADES

Divulgação
Algo que mantém sempre um gostinho de novidade é que a Riot lança campeões ou skins inéditas para personagens com uma boa regularidade. De 2009 pra cá, foram mais de 60 novos campeões apresentados - originalmente "League of Legends" tinha 40 heróis.

Uma das principais características de “League of Legends” consiste no equilíbrio entre os personagens, sendo que alguns são mais resistentes, mas pouco ágeis. Outros são furtivos e rápidos, porém necessitam da ajuda de aliados em combate.

Cada time precisa pensar em uma estratégia e ela vai se moldando no desenrolar da partida. Pode até ser um clichê, mas é pura verdade quando dizem que nenhuma partida é igual a outra.

Grande parte disso se deve aos mais de 100 heróis disponíveis, personalização de atributos e até mesmo estilo de jogo, afinal, tem gente que gosta de jogar de uma maneira ofensiva, outros mais defensivos e por aí vai.

Em português claro

“League of Legends” está chegando ao Brasil totalmente localizado em português. Isso quer dizer que não apenas as descrições de itens e interface, mas também vozes e a história de seu mundo (esta última pode ser vista no site oficial brasileiro) estarão em nosso idioma.

Mesmo assim, alguns termos não foram localizados, como é o caso de “Double Kill” (ao derrotar dois adversários) e “Ace” (quando todos os inimigos são mortos).

A localização do jogo envolveu cerca de 70 atores e atrizes para dar um jeitinho brasileiro aos heróis. Um bom exemplo disso é Karthus, dublado por Isaac Bardavid, conhecido pela voz de Esqueleto, icônico vilão do desenho animado “He-Man”.

Quem já joga “Legue of Legends” em servidores estrangeiros poderá migrar sua conta para jogar nos servidores brasileiros e aproveitar diversas vantagens, como ganhar uma nova roupa para a personagem Annie, bônus de pontos de influência e outras vantagens.

O processo de alistamento para transferência automática acabou no dia 3 de agosto, mas futuramente esta transferência poderá ser feita de forma gratuita na loja online dos servidores estrangeiros.

"League of Legends", ainda não tem data para estrear no Brasil, entretanto é possível ter uma pequena prova do trabalho de voz do game na página oficial do game no Facebook e no vídeo logo abaixo.

DUBLADORES FALAM SOBRE A DUBLAGEM EM "LOL"

  •