Topo

Apertem os cintos: UOL Jogos lista 10 games de corrida que vem por aí

Do UOL, em São Paulo

14/08/2012 10h00

No mundo dos games, o final do ano sempre é marcado por lançamentos de peso, onde predominam jogos de tiro. Mas além deles, em 2012 os games de corrida marcam presença com títulos para todos os gostos, desde simuladores realistas até corridas malucas em karts que mudam de forma.

Fórmula 1, rali, corridas de rua e perseguições policiais são apenas algumas das opções que aguardam os amantes da velocidade nos próximos meses.

Para você se programar e ficar por dentro do que vem por aí, UOL Jogos listou os principais games de corrida do segundo semestre - e de lambuja, 3 dos títulos mais promissores do gênero em 2013:

  • Divulgação

    "F1 2012" terá o inédito Circuito das Américas, nova pista dos Estados Unidos

F1 2012
Lançamento: 30/9/2012 | PC, PS3, X360
Codemasters Racing Studios | Warner Bros.

Terceiro jogo de Fórmula 1 da Codemasters, "F1 2012" tem a dura missão de recuperar o charme de novidade que a série tinha em 2009.

Para isso, a produtora investe em modalidades como o YDT (Teste para Jovens Pilotos), um tutorial que ensina os fundamentos de como guiar um bólido da F1 e o modo Champions, que permite disputar desafios contra as feras do automobilismo, como Kimi Räikkönen, Lewis Hamillton e Michael Schumacher.

A Codemasters também promete melhorias gráficas, nos controles e mudanças climáticas dinâmicas que afetam a performance dos carros e a estratégia dos pilotos durante as provas.

  • Divulgação

    Veículos realistas e competições oficiais: essas são as armas de "WRC 3"

WRC 3
Lançamento: 12/10/2012 | PC, PS3, X360 e PS Vita
Milestone | Black Bean Games

Terceiro jogo da italiana Milestone, "WRC 3" carrega o peso da licença oficial do campeonato de rali da FIA. O jogo terá todas as provas do calendário 2012 do World Rally Championship, assim como as equipes e pilotos da competição.

"WRC 3" traz um novo motor gráfico, o Spikengine, que permitiu à Milestone produzir belos efeitos de iluminação e partículas, ampliando o realismo e a imersão do jogador no universo do rali.

O jogo contará com mais de 50 carros, das principais categorias do WRC e promete ser uma boa alternativa para quem procura simulação mais realista sobre 4 rodas.

  • Divulgação

    A Playground Games vai levar os bólidos de "Forza" para a estrada em "Horizon"

Forza Horizon
Lançamento: 23/10/2012 | Xbox 360
Playground Games | Microsoft

Um "Forza" diferente dos títulos anteriores da série, "Horizon" tira os carrões dos circuitos tradicionais e leva para um mundo aberto, inspirado nas auto-estradas do Colorado, nos EUA, onde os jogadores disputam corridas em um festival regado à música eletrônica e alta velocidade.

"Horizon" é o primeiro "Forza" feito fora da Turn 10. Pode ser o primeiro jogo da PlayGround Games, mas o estúdio é formado por veteranos da Codemasters ("Grid", "Dirt"), Bizarre ("Project Gotham Racing") e Slighty Mad ("Need for Speed").

"Forza Horizon" aproveita muito do motor de "Forza 4", mas com ajustes para deixar as corridas mais rápidas e, digamos, descompromissadas.

  • Divulgação

    Para entender "Most Wanted", pense em "Burnout Paradise" com carros de verdade

Need for Speed: Most Wanted
Lançamento: 30/10/2012 | PC, PS3, X360
Criterion Games | Electronic Arts

"Most Wanted" é um nome que inspira lembranças agradáveis nos veteranos de "Need for Speed", graças ao excelente game de 2005. O título retorna agora, em 2012, pelas mãos da competente Criterion Games, de "NFS: Hot Pursuit" e "Burnout Paradise".

O jogo terá muitos elementos de "Paradise": um mundo aberto para correr, cheio de atalhos e rachas contra outros jogadores. Do "Most Wanted" original, vêm as perseguições policiais, que rendem pontos de recompensa para o piloto.

"Most Wanted" contará com o Autolog 2.0, nova versão da rede social dos jogos de corrida da EA.

  • Divulgação

    A ferramenta de edição de "LBP Karting" promete ser robusta quanto em "LittleBigPlanet"

LittleBigPlanet Karting
Lançamento: 6/11/2012 | PS3
United Front Games | Sony CEA

Neste fim de ano, a Sony quer direcionar seus lançamentos para o público 'família', com títulos divertidos para brincar com a molecada mas que também agradem aos jogadores mais crescidos. Um deles é "LittleBigPlanet Karting".

O jogo está nas mãos da United Front Games, estúdio de "ModNation Racers". Nele, os carismáticos bonecos de pano de "LBP" disputam corridas de kart em circuitos malucos e cheios de itens especiais.

A fórmula é a mesma da popular série "Mario Kart" e de "ModNation". Para completar o pacote, o jogo permite criar e compartilhar veículos e circuitos através do sistema de criação, tão robusto quanto nos outros "LittleBigPlanet".

  • Divulgação

    As pistas de "Transformed" são inspiradas em jogos da Sega, como "Golden Axe"

Sonic & All-Stars Racing Transformed
Lançamento: 20/11/2012 | PC, PS3, X360, 3DS, PS Vita, Wii U
Sumo Digital | Sega

Próximo jogo de corrida de Sonic e dos personagens da Sega, "Sonic & All-Stars Racing Transformed" aposta na variedade de veículos para se diferenciar da concorrência. Produzido pela Sumo Digital, o jogo está aos cuidados de Gareth Willians, que trabalhou em "Blur" e "Project Gotham Racing".

No game, cada veículo possuirá 3 formas distintas: uma para as pistas, uma forma voadora e outra para a água. Os bólidos mudam de forma conforme a situação, permitindo uma grande variedade de manobras.

Da mesma forma, os circuitos de "Transformed" passam por mudanças. Um estágio baseado em "Panzer Dragoon" pode ter parte da pista destruída por repentinamente por um dragão, por exemplo.

  • Divulgação

    Os circuitos de "F1 Race Stars" são inspirados mais nas cidades do que nas pistas reais

F1 Race Stars
Lançamento: 11/2012 | PC, PS3, X360
Codemasters Racing Studios | Warner Bros.

Parece um "Mario Kart" de Fórmula 1, mas não é. "F1 Race Stars" tem sim uma pegada mais casual do que os outros jogos da franquia "F1" da Codemasters, com pilotos cartunescos e circuitos mirabolantes, ainda que inspirados nos astros e pistas do mundo real.

Ainda assim, não é um jogo de Kart. Fazer curvas derrapando, por exemplo, está fora de cogitação. Para vencer, é preciso acelerar muito e dominar cada trecho da prova.

Assim como "F1 2012", "Race Stars" chegará ao Brasil totalmente em português, facilitando a vida dos jogadores mais novinhos.

  • Divulgação

    Combate veicular, pilotos insanos e sangue na pista: isso é "Carmageddon Reincarnation"

Carmageddon: Reincarnation
Lançamento: 2/2013 | PC
Stainless Games

Famigerado game de corrida onde os jogadores fazem pontos atropelando pedestres, "Carmageddon" causou polêmica no Brasil na década de 90 e chegou a ser proibido por aqui. Agora, os criadores do game preparam um retorno, financiado pelo público através do Kickstarter.

"Reincarnation" será distribuido por download no Steam e promete resgatar as mecânicas do jogo original, principalmente o combate veicular pelas ruas de uma cidade fictícia. O game está previsto para fevereiro de 2012.

  • Divulgação

    Sem visão do cockpit, "Grid 2" aposta no visual detalhado dos carros e do cenário

Grid 2
Lançamento: 2013 | PC, PS3, X360
Codemasters Racing Studios | Warner Bros.

Recém-anunciado pela Codemasters, "Grid 2" é sequência do premiado "Race Driver Grid", de 2008. O jogo terá corridas de rua em diversas cidades ao redor do mundo, como Chicago, Paris, Abu Dhabi e Miami.

"Grid 2" promete equilibrar simulação e corridas 'arcade', com destaque para o visual caprichado dos bólidos e belos efeitos de iluminação. Para desapontamento dos fãs do "Grid" original, a Codemasters não incluirá a visão interna do cockpit no jogo.

  • Divulgação

    Produção independente, "Project Cars" corre por fora e pode surpreender em 2013

Project Cars
Lançamento: 2013 | PC, PS3, X360, Wii U
Slighty Mad Studios

Criado pelo mesmo estúdio dos elogiados "Need for Speed: Shift", este game de corrida é financiado pela comunidade de fãs antes mesmo do Kickstarter virar moda. A promessa é de um simulador repleto de opções de veículos e com gráficos extremamente caprichados e realistas.

"Project CARS" terá desde exuberantes carros turismo, ao melhor estilo "Forza Motorsport" e "Gran Turismo", até karts, máquinas clássicas e veículos de Fórmula-1 - uma das surpresas é a Lotus 98T, guiada por Ayrton Senna no campeonato mundial de 1986.

O simulador contará ainda com opções de carreira, partidas cooperativas, uma rede social própria, criação de conteúdo (como pinturas para carros) e dezenas de pistas reais e fictícias ambientadas pelo mundo todo.