Topo

Liga Brasileira vai estrear em "Pro Evolution Soccer 2013"

Do UOL, em São Paulo

15/08/2012 12h43

A demonstração de "Pro Evolution Soccer 2013" presente na feira alemã Gamescom confirmou as esperanças de muitos fãs da série: o game terá uma liga brasileira, marcando a estreia oficial de um campeonato com times brasileiros na série.

A confirmação veio por meio de transmissões ao vivo realizadas pela produtora do jogo, a Konami, direto da feira.

Antes de cada partida começar, uma tela exibe as escalações das equipes e as ligas às quais pertencem e os times brasileiros exibem Brasilianische Liga (Liga Brasileira, em alemão).

A versão disponível para testes da imprensa e do público no evento conta com os seguintes times nacionais:

Atlético-MGNáutico
BahiaPalmeiras
CorinthiansPortuguesa
CruzeiroSantos
FigueirenseSão Paulo
GrêmioSport
InternacionalPonte Preta

Outra novidade é que as equipes brasileiras podem enfrentar times da Europa, algo que até então não era possível na franquia e deve acontecer na versão final de "PES 2013".

Em junho, UOL Jogos apurou que seis clubes já tinham assinado contrato com a Konami para aparecer na série. Todos estão nesta demo, com exceção do Coritiba. Sendo assim, apesar de estar fora da versão jogável na Gamescom, é de se esperar que o Coxa Branca marque presença no game.

Um ponto importante a explicar sobre os times brasileiros em "PES 2013" é que há diferenças entre a presença deles no modo Copa Libertadores e na estreante Liga Brasileira. Na Libertadores os clubes são obrigados a aparecer por conta de contrato firmado entre Konami e Conmebol, a Confedereção Sul-Americana de Futebol, enquanto que para a Liga é necessário que a Konami negocie individualmente com cada equipe, time por time.

Até a publicação desta reportagem, os clubes do Rio de Janeiro, por exemplo, ainda não foi anunciado se os clubes do Rio de Janeiro assinaram contrato com a Konami para que apareçam na Liga Brasileira. Assim, pode acontecer de Flamengo e Fluminense aparecerem no modo Copa Libertadores - por terem participado da edição 2012 do evento -, mas ficarem de fora da competição nacional no game.

  • Reprodução/PESfan.it

    Trecho de transmissão da Konami revela a presença da Liga Brasileira no "PES 2013"

Renovação nos controles

A Konami afirma que "Pro Evolution Soccer 2013" será construído a partir de três pilares principais: um novo sistema de controles e física, a individualidade dos jogadores e uma nova inteligência artificial.

Outro exemplo citado é uma "volta às raízes", que será concretizada na forma de controle total sobre jogadores e domínio da bola, segundo John Murphy, produtor europeu da série.

"Pro Evolution Soccer 2013" chega ao Brasil no dia 5 de outubro e terá versões para PC, PlayStation 3, Xbox 360, Nintendo 3DS, PSP, PS2 e Wii.No Brasil, a narração do jogo continua à cargo de Silvio Luiz e Mauro Beting.

FLUMINENSE ENFRENTA O INTERNACIONAL EM "PES 2013"