Topo

CBF cobra caro e uniforme da Seleção Brasileira fica de fora de "PES 2013"

Théo Azevedo e André Forte

Do UOL, em São Paulo

23/08/2012 11h44

O uniforme da Seleção Brasileira, que costuma intimidar equipes de todas as partes do mundo, vai ficar de fora do "Pro Evolution Soccer 2013". Tal qual aconteceu nas últimas duas versões da série, Konami e CBF (Confederação Brasileira de Futebol) não entraram em acordo sobre o licenciamento.

"O valor que a CBF cobra é maior que o valor que pagamos para ter todos os times do Campeonato Brasileiro", explica Aníbal Vera, gerente da Konami no Brasil. "Estamos em negociações, mas nesta versão ainda não teremos o uniforme oficial".

Assim sendo, quem jogar com a Seleção Brasileira no "PES 2013" vai ver Neymar e cia. vestindo uniformes genéricos com estampa da bandeira nacional, bem diferente da “amarelinha”.

É o que vem acontecendo desde "Pro Evolution Soccer 2011", quando a CBF passou a cobrar um valor muito alto pelo licenciamento, de acordo com a Konami.

UOL Jogos tentou entrar em contato com a CBF, que não atendeu as ligações.

  • Reprodução

    Sem acordo com a CBF, seleção brasileira não tem uniforme oficial desde "PES 2011"

Brasileirão no "PES 2013"

Em "PES 2013", os times participantes da Liga Brasileira tem jogadores diferentes e mais atualizados do que os vistos na Copa Libertadores da América, que é baseada na competição já realizada no primeiro semestre de 2012.

Por exemplo, o Flamengo da competição sul-americana ainda contava com Ronaldinho Gaúcho, mas na Liga Brasileira, o R49 estava no Atlético Mineiro.

Outra boa nova é que os times brasileiros podem travar duelos com quaisquer outras equipes do mundo, algo que até a edição 2012 estava restrito apenas aos times que disputavam a Libertadores dentro desse modo específico de jogo.

TIMES BRASILEIROS EM "PRO EVOLUTION SOCCER 2013"

Atlético - GOGrêmio
Atlético - MGInternacional
BahiaNáutico
BotafogoPalmeiras
CorinthiansPonte Preta
CoritibaPortuguesa
CruzeiroSantos
FigueirenseSão Paulo
FlamengoSport
FluminenseVasco

Renovação nos controles

A Konami afirma que "Pro Evolution Soccer 2013" será construído a partir de três pilares principais: um novo sistema de controles e física, a individualidade dos jogadores e uma nova inteligência artificial.

Outro exemplo citado é uma "volta às raízes", que será concretizada na forma de controle total sobre jogadores e domínio da bola, segundo John Murphy, produtor europeu da série.

"Pro Evolution Soccer 2013" terá versões para PC, PlayStation 3, Xbox 360, Nintendo 3DS, PSP, PS2 e Wii. No Brasil, a narração do jogo continua à cargo de Silvio Luiz e Mauro Beting.

"AI, SE EU TE PEGO" EMBALA TRAILER DE "PES 2013"

  •