Topo

Corram para as colinas: UOL Jogos lista 13 games de zumbis que merecem sua atenção

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

29/08/2012 18h11

Zumbis estão entre os inimigos mais comuns nos games, disputando a preferência dos produtores com soldados nazistas, alienígenas e, em tempos mais recentes, milícias terroristas.

Do NES para cá, os mortos-vivos já foram retratados de diversas formas, desde as criaturas descerebradas e rastejantes popularizadas pelos filmes de George Romero até variações mais evoluídas, por assim dizer.

O conceito fundamental, porém, permanece inalterado: cadáveres ambulantes que andam em grandes grupos, animados por uma força externa - geralmente desconhecida - dotados de um único propósito: devorar o jogador.

Há quem reclame do excesso de títulos com zumbis disponíveis, mas a popularidade dos mortos-vivos está em alta e a cada dia, surge um novo game sobre essas criaturas, ou, em que elas fazem uma participação especial. Atualmente, há pelo menos uma dúzia deles em desenvolvimento.

Desde os próximos episódios da primeira temporada de "The Walking Dead", da Telltale até games online que desafiam as habilidades de sobrevivência do jogador, como "The War Z", UOL Jogos lista os mais promissores jogos infestados de zumbis que vem por aí:

  • Divulgação

    Lee precisa lidar com mortos-vivos e com fantasmas do passado em "Walking Dead"

The Walking Dead Ep.4 e Ep.5
Telltale Games | Plataformas: PC, PS3, X360, iOS
Lançamento: 9 e 10/2012

O jogo episódico da Telltale chegou no embalo da série de TV, mas bebe de outra fonte: os quadrinhos de "The Walking Dead", lançados no Brasil como "Os Mortos-Vivos". Dividida em 5 capítulos, a primeira temporada de "The Walking Dead" apresenta a história de Lee Everett, um condenado que vaga pela Geórgia nos primeiros dias do apocalipse, acompanhado de uma garotinha e outros sobreviventes.

Lee e sua trupe foram criados para o jogo: personagens conhecidos dos fãs de "The Walking Dead" já fizeram pequenas aparições no primeiro episódio mas outros podem aparecer nos capítulos seguintes. Assim como na série de TV e nas HQs, o game se concentra nos conflitos humanos em meio ao fim do mundo.

  • Divulgação

    "The War Z" é um MMO sem níveis de evolução, venda de itens ou mensalidade

The War Z
Hammerpoint Interactive | Arktos Interactive Group
Plataforma: PC | Lançamento: 9/2012

Exclusivo para PC, "The War Z" é um game online sem limite de jogadores que promete se diferenciar de "World of Warcraft" e "Guild Wars" tanto pela proposta apocalíptica quanto pelo modelo de negócio: livre de mensalidade, micro-transações ou qualquer cobrança além do download inicial.

No game, você cria seu personagem, adquire suas armas e desenvolve habilidades para sobreviver ao mundo infestado por mortos-vivos. Mistura de jogo de tiro com MMO, "The War Z" oferece gráficos de ponta e liberdade de ação, dispensando velhos hábitos dos jogos online, como o sistema de evolução por níveis, por exemplo.

  • Divulgação

    "Resident Evil 6" marca o retorno dos mortos-vivos à consagrada série da Capcom

Resident Evil 6
Capcom | Plataformas: PC, PS3, X360
Lançamento: 2/10/2012 (PS3 e X360)

Com "Resident Evil 6", a Capcom quer promover um resgate de elementos clássicos da série ao mesmo tempo que evolui o gênero com ação mais refinada e componentes sociais. Além dos mortos-vivos tradicionais, o game terá outras bioarmas - como são chamados os monstros da série - mais poderosas.

Uma das novidades de "Resident Evil 6" é o modo Agent Hunt: aqui, você e seus amigos podem entrar na partida de outro jogador e controlar a horda de mortos-vivos, acrescentando muito mais desafio ao jogo, afinal, mesmo com as limitações desses cadáveres ambulantes, as coisas costumam ficar mais complicadas quando outro ser humano está no controle.

  • Divulgação

    Os Necromorphs prometem aterrorizar os jogadores em "Dead Space 3"

Dead Space 3
Visceral Games | Electronic Arts
Plataformas: PC, PS3, X360 | Lançamento: 5/2/2013

"Dead Space 3" já foi acusado de 'trair o movimento' e transformar a franquia de terror da EA em mais um jogo de ação cooperativa. A Visceral Games, porém, promete que o game será tão aterrorizante quanto nos títulos anteriores, desde que jogado por apenas 1 jogador.

Os Necromorphs, 'zumbis do espaço' da série, retornam com tudo, nas formas mais bizarras possíveis. Habitando cadáveres humanos, as criaturas são silenciosas e mortíferas. E, na campanha solo, Isaac não possui um parceiro controlado pela máquina. Assim, o jogador precisará se virar sozinho na escuridão gelada de "Dead Space 3".

  • Divulgação

    O famigerado 'modo zumbi' retornará em "Call of Duty: Black Ops II", para nossa alegria

Call of Duty: Black Ops II
Treyarch | Activision
Plataformas: PC, PS3, X360 | Lançamento: 13/11/2012

Introduzido pela Treyarch em "Call of Duty: World at War", o modo Zombies se tornou um dos favoritos dos jogadores e retorna em "Black Ops II". Não há muitos detalhes sobre a modalidade, que foi confirmada através da edição de colecionador do jogo, que traz entre outros bônus o mapa Nuketown 2025 Zombies.

É de se esperar que a produtora resgate o formato do primeiro "Black Ops", em que os jogadores atuam de forma cooperativa enfrentando hordas de zumbis. A eliminação dos mortos-vivos rende dinheiro que pode ser trocado por armas melhores ou barricadas, por exemplo.

  • Divulgação

    Criados para a TV, os irmãos Dixon serão os astros de "AMC The Walking Dead"

AMC The Walking Dead
Terminal Reality | Activision
Plataformas: PC, PS3, X360 | Lançamento: 2013

Desenvolvido pela Terminal Reality, o game de tiro baseado na série "The Walking Dead" colocará o jogador no controle de Darrel Dixon, personagem criado para a TV que logo se tornou um dos favoritos do público. O game se passará cerca de uma semana antes do começo da série e mostrará a jornada dos irmãos Dixon através do interior da Geórgia até chegarem em Atlanta.

O interessante é que quem determina o roteiro da viagem é o jogador. Segundo a Terminal Reality, você poderá utilizar carros ou seguir a pé, escolher entre a auto-estrada - cheia de obstáculos e mortos-vivos - ou seguir pelo interior, onde zumbis se escondem no mato e combustível é um recurso escasso. Será preciso vasculhar cidades e postos de gasolina em busca de recursos e você poderá recrutar outros sobreviventes, mas não será fácil manter o grupo unido.

  • Divulgação

    Cuidar do jardim nunca foi tão divertido antes de "Plants vs. Zombies", da PopCap

Plants vs. Zombies 2
PopCap Games | Electronic Arts
Plataformas: PC | Lançamento: 2013

Um dos jogos mais populares da PopCap Games, "Plants vs. Zombies" terá uma continuação em 2013. O jogo ainda está um tanto envolto em mistério. Não se sabe ainda quais plataformas receberão "Plants vs. Zombies 2", por exemplo. Dado o histórico do primeiro jogo, é provável que todos os consoles, portáteis, computadores, celulares e tablets tenham eventualmente uma versão, mas não há nada confirmado.

Por ser um game da PopCap, "Plants vs. Zombies 2" deve seguir o formato de puzzle e estratégia do título original em que você posiciona plantas com poderes especiais para defender sua casa da bem-humorada invasão de zumbis. Mas vale lembrar, há rumores sobre um jogo de tiro em primeira pessoa baseado na série... e isso sim é assustador, mas pelos motivos errados.

  • Divulgação

    Vítimas de um vírus destruidor, os zumbis de "The Last of Us" são raros mas mortais

The Last of Us
Naughty Dog | Sony
Plataforma: PS3 | Lançamento: 2013

Dos criadores de "Uncharted", "The Last of Us" promete ser um dos grandes títulos exclusivos do PlayStation 3 neste final de geração. Aqui, o jogador acompanha a dupla Joel e Ellie - ele, um cara durão que sobreviveu ao fim do mundo, ela, uma garotinha que já nasceu na desolada Terra pós-apocalipse.

Pelo que se sabe, o fim do mundo foi causado por um vírus que atacou a mente humana e transformou as pessoas em 'zumbis' - não exatamente mortos-vivos, mas tão assustadores quanto. Essas criaturas não são os únicos problemas no caminho da dupla: com mais frequência, Joel e Ellie precisam lidar com bandidos e outros sobreviventes cruéis e impiedosos.

  • Divulgação

    Ao anoitecer em "Fortnite", você enfrenta zumbis com os cacarecos que juntou de dia

Fortnite
Epic Games | Plataforma: PC
Lançamento: 2013

Não se deixe enganar pelo visual cartunesco de "Fortnite": o jogo de ação cooperativa da Epic Games é o primeiro título feito com o motor gráfico Unreal Engine 4 e por isso é exclusivo para PC - os consoles atuais não dariam conta do recado.

Em "Fortnite", a mecânica de jogo varia conforme o horário: de dia, os jogadores vasculham a cidade em busca de peças para construir sua fortaleza, reparar barricadas e improvisar armas. Quando a noite cai, zumbis e outros mortos-vivos surgem em hordas incansáveis por todos os lados e os jogadores precisam lutar pela sobrevivência até a manhã seguinte.

  • Divulgação

    "State of Decay" oferece liberdade, muita ação e luta pela sobrevivência contra os zumbis

State of Decay
Undead Labs | Microsoft Game Studios
Plataformas: PC, X360 | Lançamento: ND

"State of Decay" é a mais recente produção do veterano Jeff Strain, um dos criadores de "World of Warcraft" e "Guild Wars". Não é um RPG online, mas um jogo de ação em mundo aberto onde o jogador pode "testar seu plano e sua habilidade para sobreviver ao apocalipse zumbi", descreve a produtora Undead Labs.

No jogo, além de explorar ruínas em busca de recursos e detonar mortos-vivos, o jogador poderá estabelecer uma base e fortificá-la, aumentando suas chances de sucesso. Ao contrário de outros títulos do gênero, em "State of Decay" o jogador controla um personagem durão, capaz de eliminar zumbis com armas de fogo, tacos de beisebol e até golpes de luta-livre. Pense em um "Dead Rising" sem limitações de tempo e feito por um estúdio ocidental.

  • Divulgação

    Mod de "Arma 2", "Day Z" tem mais de 1 milhão de jogadores e vai virar um game completo

Day Z
Bohemian Interactive
Plataforma: PC | Lançamento: ND
Mod está disponível neste link

"Day Z" nasceu como um mod do simulador militar "Arma 2". Seu mundo aberto e desafiador conquistou 1 milhão de jogadores ainda durante o estágio alpha. O sucesso foi tanto que a Bohemian Interactive, produtora da série "Arma", decidiu transformar "Day Z" em um jogo completo, que já está em desenvolvimento, em paralelo ao mod, que continua na ativa.

Em "Day Z", você é um sobrevivente em um país do Leste Europeu. Você começa o jogo bastante vulnerável e precisa explorar o território para encontrar alguma arma e itens como mapa, relógio, bússola ou sinalizadores, por exemplo. Os jogadores são livres para agir como quiserem, mas um sistema de carma identifica quem costuma matar vítimas inocentes - leia-se, outros jogadores - para roubar seus itens. Muito do que acontece em "Day Z" é definido pelas ações da comunidade, e esse é o maior charme da brincadeira.

  • Divulgação

    Será que "Riptide" conseguirá superar os problemas do "Dead Island" original?

Dead Island: Riptide
Techland | Deep Silver
Plataformas: PC, PS3, X360 | Lançamento: ND

O primeiro "Dead Island" é lembrado por diversos fatores, como o co-op, a mistura de 'horror de sobrevivência' e RPG e sua paisagem tropical. Um trailer incrível - que chegou a ser premiado em Cannes - criou expectativas muito maiores do que a Techland conseguiu alcançar. Junto com erros de programação e estágios não tão empolgantes quanto o resort onde o game começa, "Dead Island" deixou nos jogadores aquela sensação de que poderia ser muito mais.

Anunciado em junho pela Techland, "Dead Island: Riptide" ainda está envolto em mistério: a produtora afirma que não é "Dead Island 2" nem uma releitura do primeiro game. "É uma experiência de zumbis totalmente nova", promete a Techland. Para nós, se preservar as melhores idéias do título original e corrigir o que deu errado, já será bom o bastante.

  • Divulgação

    Na E3 2012, "ZombiU" surpreendeu por ser um título violento para o Wii U

ZombiU
Ubisoft Montpellier | Ubisoft
Plataforma: Wii U | Lançamento: ND

Game da Ubisoft para Wii U, "ZombiU" traz tiroteio em primeira pessoa, zumbis e mecânicas inovadoras: desde a transformação do personagem do jogador em zumbi quando ele morre até interações sociais - você pode enviar seu zumbi para o jogo dos amigos e deixar dicas pelo caminho, por exemplo - o game vem, aos poucos, se tornando um dos títulos mais interessantes do novo console da Nintendo.

"ZombiU" se passa em um futuro próximo, quando uma infestação de mortos-vivos toma conta das ruas de Londres. Aqui, basta uma mordida para o personagem morrer e se tornar um dos zumbis. O jogador assumirá o controle de outro sobrevivente e, para recuperar seus itens, será preciso encontrar sua versão cadavérica e acabar com ela. Para dar um clima de suspense, os encontros com zumbis serão esparsos e não hordas como as de "Left 4 Dead".