Topo

Microsoft registra patente de tecnologia que cria ambientes 3D, diz site

do Gamehall

12/09/2012 12h02

De acordo com uma patente registrada pela Microsoft, a empresa está trabalhando em uma nova tecnologia que vai projetar um ambiente 3D na área de jogo, como por exemplo, a sua sala de estar. A notícia é do site Computer and Videogames.

O aparelho será uma espécie de "Kinect 2.0", equipado com uma câmera capaz de calcular a distância entre o jogador e o equipamento ao emitir sinais infravermelhos. Ela também poderá avaliar a postura e os movimentos feitos durante a jogatina, além de projetar o ambiente do jogo em três dimensões na área de jogo.

Outro dado apontado pelo Computer and Videogames é que essa nova tecnologia funcionaria em conjunto com um par de óculos de realidade aumentada, e o item ajudaria a ver hologramas criados ao redor do jogador. A câmera seria capaz de reconhecer a direção da visão e enviar sinais para que os óculos reproduzam o ambiente.

O documento da Microsoft aparentemente confirma essa ideia de interação entre óculos e câmera, pois menciona que o jogador poderá "aproveitar uma experiência 3D usando um acessório, como óculos configurados para operar em sincronia com uma sequência alternativa de imagens".

Até o momento a Microsoft não se manifestou para falar sobre a patente, que pode ser usada no sucessor do Xbox 360.

  • Reprodução

    O sucessor do Xbox 360 funcionará como uma central de entretenimento

Realidade aumentada

Não há informações oficiais sobre o sucessor do Xbox 360, mas diversos rumores sobre seu desenvolvimento circulam pela internet.

Em junho, um documento de 56 páginas, supostamente vazado da Microsoft, apareceu na rede, detalhando os planos da empresa para a próxima geração. O "Xbox 720" teria suporte a discos Blu-ray, suporte nativo ao 3D, apps, um sensor adicional e compatibilidade com periféricos.

Além da promessa de performance 6 vezes superior à do Xbox 360, há menção a resolução 1080p real com suporte total a 3D e um status de "permanentemente ligado" para o console. Um dos slides mostra que o próximo Xbox será desenhado para ser escalável em termos de quantidade e frequência de núcleos de CPU.

Segundo o documento, a Microsoft posiciona o Xbox 720 como "o único aparelho necessário para entretenimento na sala de estar", citando a capacidade de gravar conteúdo da TV e a unificação com o Windows 8, o que facilitaria o desenvolvimento de aplicativos focados no PC, Xbox e Windows Phone.

Para completar, o Kinect teria processamento dedicado no hardware.

O videogame custaria US$ 299, com o Kinect 2 incluso e um ciclo de vida previsto para 10 anos, com mais de 100 milhões de unidades vendidas.

RELEMBRE A CONFERÊNCIA DA MICROSOFT NA E3 2012

  •