Topo

Testamos: cooperação é a palavra-chave em "Ghost Recon Online"

Douglas Vieira

do Gamehall

12/09/2012 19h07

Jogo de tiro gratuito,“Ghost Recon Online” veio como uma arma da Ubisoft para combater a pirataria, tão propagada nos PCs.

Para isso, o jogo procura oferecer uma experiência digna dos principais títulos do gênero - tarefa nada fácil, dada a concorrência pesada de "Battlefield 3" e "Call of Duty: Modern Warfare 3", só para citar os dois shooters mais populares do momento.

Sem data de lançamento definida para a versão final, o jogo está em período de teste aberto. UOL Jogos se aventurou nos campos de batalha da Ubi para descobrir se a produtora está no caminho certo.

Unidos venceremos

“Ghost Recon Online” aposta no trabalho em equipe e incentiva, de várias maneiras, a cooperação entre os jogadores.

O exemplo mais claro disso são as conexões feitas entre os jogadores que estão próximos. Enquanto permanecem ao lado dos parceiros de time, os soldados recebem bônus para ajudar no combate, como aumento na precisão e coice reduzido da arma. Entretanto, esses bônus só se aplicam quando o personagem está em uma cobertura.

O incentivo à cooperação também é evidente nas habilidades de cada classe. Jogadores que adotam a classe Recon possuem uma técnica que entrega a posição dos inimigos para companheiros próximos, enquanto a Assault pode aumentar a defesa dos aliados adjacentes. Já o Specialist concede mais munição aos colegas.

Com essas mecânicas, "Ghost Recon Online" incentiva os jogadores a andarem em grupos e não bancarem os "lobos solitários" espalhados pelo mapa.

ASSISTA AO TRAILER DE "GHOST RECON ONLINE"

Modos de jogo

Há duas modalidades disponíveis no beta de "Ghost Recon Online", e ambos envolvem captura de pontos estratégicos. A diferença é que em um deles um time defende e o outro tenta dominar posições, e no outro as equipes brigam para ver quem fica com a maior parte do cenário até o contador de tempo zerar (ou todos os pontos serem conquistados por um dos times).

Ao término de cada partida, como em outros games online, o personagem recebe experiência e dinheiro. A experiência serve para adquirir níveis e habilitar novos itens (armas também evoluem), enquanto a grana é útil para comprar armas, chapéus e vestimentas - e nestas é possível colocar chips que aumentam a energia do soldado e outros atributos. Os chips também estão disponíveis na loja.

Há também armas e itens que podem ser comprados com dinheiro real, em micro-transações dentro do jogo, mas não é preciso colocar a mão no bolso para se divertir. Jogadores habilidosos conseguirão alcançar bons resultados até mesmo com as armas básicas do game.

O game conta também com desafios diários e semanais que rendem prêmios para os soldados. Por exemplo, terminar cinco partidas com pelo menos 15% de precisão para obter uma armadura Mark IV.

“Ghost Recon Online” peca na hora de encontrar partidas. Algumas vezes você fica mais de um minuto esperando o jogo passar por todas as possibilidades de confrontos até definir que, no fim das contas, o melhor é encaixá-lo em uma rodada em andamento.

"GHOST RECON ONLINE" TERÁ VERSÃO PARA WII U

  •  

Experiência válida

Após várias horas de tiroteios, captura de pontos e eliminações, a conclusão que se chega é que a produtora está, sim, no caminho certo com "Ghost Recon Online". Ainda é cedo para dizer se o game terá uma comunidade ativa e suporte o suficiente para continuar interessante com o passar dos anos, mas é uma boa alternativa para quem busca novos jogos de tiro - e é gratuito, então vale experimentar.