Topo

No Brasil, Wii U ainda não tem data de lançamento e preço definidos

Rodrigo Guerra

Do UOL, em Nova York*

13/09/2012 17h04

O Wii U já tem data e preço para sair nos EUA e outras regiões do mundo, mas aqui no Brasil o mistério continua.

FICHA TÉCNICA

Que controles funcionam no videogame? Ele roda filmes em DVD e Blu-ray? Como é a rede online? Clique aqui para tirar dúvidas sobre o Wii U.

Em entrevista ao UOL Jogos, o gerente da Nintendo para América Latina, Bill Van Zyll, disse que até o momento não há preço definido para o console.

A intenção é lançar o Wii U o quanto antes no país, mas não garante uma data limite, deixando em aberto até a possibilidade de que o console apareça por aqui apenas em 2013.

O videogame portátil Nintendo 3DS, aparelho mais recente lançado pela empresa, chegou ao Brasil com uma diferença de pouco mais de três meses em relação à chegada aos Estados Unidos - o lançamento gringo aconteceu em 27 de março de 2011, enquanto o brasileiro apareceu apenas em 9 de julho.

Com as mãos no jogo

O Wii U é o novo videogame da Nintendo, sucessor do popular Wii, e traz como principal novidade um controle em formato de tablet, chamado Wii U GamePad. Com ele, é possível iniciar uma partida na televisão e a continuar na tela do controle - que possui cerca de 6 polegadas, um pouco maior que a do PS Vita, com 5 polegadas..

Além disso, o controle também possui uma câmera que pode interagir com alguns jogos e sua tela é de toque, similar à do Nintendo DS, PlayStation Vita e os recentes tablets - como o iPad.

No âmbito online, o Wii U tem uma rede social própria chamada Miiverse, onde o jogador poderá publicar mensagens, capturar imagens de jogos ou até mesmo realizar chamadas em vídeo com amigos.

O aparelho chega aos EUA no dia 18 de novembro em duas versões: a básica sai por US$ 300 e tem memória flash de 8 GB, enquanto a Premium custa US$ 350, vem com 32 GB de memória flash, suportes para o console e controle e o jogo "Nintendo Land".

* O jornalista viajou a convite da Nintendo