Topo

Co-fundadores da BioWare deixam o estúdio após 17 anos

Do UOL, em São Paulo

18/09/2012 17h05

Os co-fundadores da BioWare, Ray Muzyka e Greg Zeschuk, anunciaram nesta terça-feira (18) que estão deixando a empresa.

O estúdio, responsável por séries como "Mass Effect", "Dragon Age" e "Knights of the Old Republic", foi fundado pela dupla em 1995.

Em cartas publicadas no site oficial da BioWare, Ray e Greg explicam suas razões para deixar a produtora.

Novos desafios

Muzyka diz que decidiu partir para "buscar um conjunto totalmente diferente de desafios", mais especificamente como investidor em projetos de impacto social. Já Zeschuk vai iniciar um programa de entrevistas na internet para falar sobre cerveja.

"Foi uma decisão incrivelmente difícil", disse Muzyka. "Após pensar no assunto por muitos meses, tomei a decisão de me aposentar dos videogames em abril de 2012. Dei um 'aviso' de 6 meses para a EA, para garantir uma transição sólida para minhas equipes na BioWare".

Já Greg Zeschuk disse que "não foi uma decisão fácil e livre de dor", mas que precisava fazer isso por sua família e por si mesmo. "Cheguei em um ponto inesperado da vida em que não tinha mais a paixão de quando comecei a companhia, por games e pelo desafio criativo", explicou.

Em suas cartas de despedida, ambos os fundadores agradeceram aos muitos profissionais que passaram pela BioWare desde 1995 e também a Electronic Arts, que adquiriu o estúdio em 2007, além, é claro, dos fãs de seus jogos.

"Normalmente, se eu ainda estivesse trabalhando em "The Old Republic", terminaria dizendo algo como 'que a Força esteja com vocês' mas isso não se aplica mais", escreveu Muzyka. "Então, só o que posso dizer é obrigado... por tudo".

Aaryn Flynn, gerente geral da BioWare, declarou que apesar da perda de seus fundadores, a produtora continuará carregando seu legado.

Terra em perigo

Em "Mass Effect 3" o planeta Terra é atacado pelas criaturas cibernéticas vindas do espaço, os Reapers, resultando na morte de milhares de pessoas e destruição das cidades. Agora apenas o comandante Shepard pode trazer os reforços necessários para salvar o planeta e os humanos restantes.

Lançado em 6 de março de 2012 para PC, Xbox 360 e PS3, "Mass Effect 3"  é o primeiro jogo da série de RPG espacial com uma modalidade multiplayer. O game terá uma versão para Wii U, prevista para 18 de novembro.

VEJA A VIDEOANÁLISE DE "MASS EFFECT 3"

  •