Topo

Brasileiros preferem jogos de ação a games de futebol, diz Ibope

Do UOL, em São Paulo

01/10/2012 18h29

Nem "FIFA", nem "PES": o jogador brasileiro prefere games de ação e aventura, como "God of War" e "Assassin's Creed", por exemplo. É o que revela a pesquisa 'Games Pop', realizada pelo Ibope para conhecer os hábitos e preferências dos jogadores.

Segundo a pesquisa, 23% dos entrevistados declaram jogar videogame ou algum tipo de jogo eletrônico, ainda que de vez em quando. Destes, 31% preferem os games de 'Ação e Aventura', enquanto a categoria 'Futebol' ocupa a segunda posição, seguida pelos games de 'Corrida'.

  • Ibope

    No Brasil dos games, o futebol perde para os jogos de ação e aventura

No Brasil, a maioria dos jogadores prefere se divertir nos consoles ou computadores. O percentual de uso do celular ou smartphone também é considerável, 16% dos jogadores pesquisados afirmaram utilizar esta plataforma. Dos usuários de consoles, 85% joga em casa.

Apesar dos consoles e portáteis atuais oferecerem um variado leque de opções de entretenimento, 55% dos jogadores brasileiros usam os videogames apenas para jogar.  Outras atividades citadas incluem assistir DVDs, Blu-Rays, acessar internet e escutar música.

  • Ibope

    Consoles são maioria no Brasil, mas celulares já representam 16% do mercado

A primeira edição da pesquisa 'Games Pop' foi realizada pelo Ibope entre 23 de abril e 7 de maio de 2012, nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Distrito Federal, Campinas, Florianópolis, Goiânia e Vitória. Foram entrevistadas 18.512 pessoas, com mais de 10 anos. 

  • Ibope

    Jogar é o principal, mas brasileiros também assistem filmes nos consoles