Topo

Testamos: Multiplayer de "God of War: Ascension" diverte, mas precisa de balanceamento

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

18/12/2012 16h50

Guerreiros de todos os cantos da Grécia estão se preparando para enfrentar a batalha de suas vidas. Os deuses do Olimpo querem sangue, suor e lágrimas no modo multiplayer de “God of War: Ascension”.

UOL Jogos teve a chance de testar essa brincadeira maluca que, mesmo com algumas falhas, traz um certo potencial  de diversão escondido nos apertos de botões desenfreados.

O sétimo jogo da série mítica chega ao PlayStation 3 só em março de 2013, mas os assisantes da PS Plus terão a possibilidade de jogar antes no teste beta que será aberta em janeiro.

Pancadaria Olímpica

Quem é familiarizado com a série vai se acostumar com a configuração de controles, pois não foram feitas muitas alterações. O botão quadrado é responsável para dar ataques rápidos, o triângulo é responsável pelo golpe forte e o X faz campeão pular e o R2 solta magias. Entretanto, todo o resto foi alterado, sendo que o círculo permite dar um chute, o L1 faz a defesa e o R1 arremessa o adversário.

Agora os golpes especiais com o quadrado e triângulo são feitos em combinação com o botão L2, além disso, esse gatilho pode ser usado para interromper um combo que um adversário estiver fazendo em seu campeão.

Estas mudanças podem ser absorvidas em um rápido tutorial que é oferecido ao entrar no jogo pela primeira vez. Por falar nisso, esta será a sua oportunidade de conhecer os deuses que garantem poderes para seu guerreiro.

Até o momento é possível ver que o jogador terá à disposição Ares, Hades, Zeus e Poseidon. Entretanto, existe um altar vago, indicando que algum outro deus do Olimpo estará disponível para ser escolhido. Neste teste era possível escolher apenas entre Zeus e Ares, sendo que o primeiro dava mais poder de defesa e o segundo vantagens para o ataque.

Depois de fazer suas escolhas você é levado para um menu que permite equipar seu personagem com armaduras, proteções para as pernas, escolher magias e outros itens que melhoram os atributos do guerreiro. Tudo em português e de fácil compreensão. Feitos os ajustes é hora de entrar na pancadaria.

Os árduos combates

O beta permite jogar dois mapas diferentes, o Team Favor of the Gods é uma arena onde os dois times se enfrentam e tentam destruir um ciclope gigantesco – é o mesmo mapa que foi mostrado desde a revelação do multiplayer de “Ascension”. O segundo é o Favor of the Gods, um modo estilo mata-mata na arena de Hércules que visitamos em “God of War III”.

MIL MANEIRAS DE SE DEFENDER

Divulgação
O sistema de combate de “Ascension” é bem elaborado, mas você vai precisar aprender como se defender para sair vivo da pancadaria. Apertar apenas o botão L1 vai defende-lo de ataques fracos, mas os golpes carregados e especiais precisam ser defendidos com a combinação L1+X, isso vai abrir uma chance de contra-atacar. Já algumas magias não podem ser defendidas, aí o jogador deve se esquivar com a alavanca R – só tome cuidado, pois isso abre sua guarda para receber um agarrão.

O primeiro modo, para até 8 jogadores, é sem sombra de dúvida o mais divertido e variado. É uma mistura entre os tradicionais Rei da Montanha e Deathmatch por times de outros jogos, onde vence o time que chegar aos 8 mil pontos ou que conseguir eliminar a fera gigantesca. Os jogadores devem conquistar pontos no mapa para acelerar a aparição da lança de Zeus e assim dispará-la na fera gigante e quando isso acontece a cena é simplesmente fabulosa e emocionante.

Existem duas constatações sobre o multiplayer de “God of War: Ascension”  que podem ser feitas, e a primeira delas é que o jogo não sacrificou a beleza consagrada no modo solo. Você vê cenários muito bem elaborados e dinâmicos. Mesmo na hora da pancadaria desenfreada os gráficos não atrapalham o andamento do jogo.

E a segunda constatação é que a fluência é comprometida por outros fatores, como o desbalanceamento. Não foram poucas as vezes que jogadores muito mais avançados foram colocados contra uma equipe de iniciantes, detalhe que certamente será corrigido até a versão final.

Mas existem outros balanceamentos que também precisam ser revistos, pois é praticamente impossível salvar a própria pele quando três oponentes focam seus ataques em um único jogador, principalmente pelos cenários terem muitas paredes que impedem uma ação evasiva, o que causa aquela sensação desconfortável de injustiça. Sem falar que fica a impressão de que o adversário apenas está apertando botões como se não houvesse amanhã.

No final das contas, os modos são bacanas, mas será necessário muito trabalho por parte da Sony para fazer com que este modo seja realmente empolgante, daqueles que façam o jogador ir para casa correndo no fim do dia, com aquela vontade de jogar algumas partidas multiplayer. E o beta ainda não desperta essa sensação.

VEJA O TRAILER DO BETA DE "ASCENSION"

  •