Topo

Expansão Rally de "Forza Horizon" deixa mundo aberto de lado e foca nas corridas

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

19/12/2012 13h25

Lançada na terça-feira (18), a expansão "Rally Expansion Pack" traz um novo evento para o festival de velocidade de "Forza Horizon", jogo de corrida exclusivo para Xbox 360.

O evento, como o nome sugere, é um torneio de rally, com cinco carros próprios e aprimoramentos específicos para a modalidade. O "Horizon Rally" é acessado diretamente pelo menu inicial, sem precisar entrar no Festival e correr até o local das provas.

O torneio envolve uma série de provas de rally, em que você corre de um ponto a outro tentando obter o menor tempo possível. Cada prova é dividida em quatro estágios e seu tempo total é somado para determinar sua posição no fim da competição.

As corridas são mais desafiadoras que as provas tradicionais de "Forza Horizon", pois envolvem curvas fechadas, subidas íngremes e trechos de terra e asfalto, com direito a valetas e outras surpresas. Um co-piloto mantém você informado de tudo que vem pela frente, em bom português, diga-se de passagem.

O mini-mapa não revela os declives e outros detalhes do terreno, como pedras no caminho, valas e declives, o que torna a presença do co-piloto fundamental. Para dominar o trajeto é preciso ser ágil no volante e ficar atento aos avisos do seu parceiro. Para ajudar, durante os rallies o rádio continua funcionando, mas em um volume menor e sem a participação dos locutores, exceto na introdução das provas.

VEJA TRAILER DA "RALLY EXPANSION" DE "FORZA HORIZON"

  •  

O que vem no pacote

Os cinco bólidos inclusos no pacote são ícones da modalidade, como o Lancia 037 Stradale e o Subaru Impreza WRX. Além deles, em dezembro "Horizon" recebe o Ford SVT Focus, que se tornou um dos preferidos dos pilotos desde sua introdução em 2003. O Focus não acompanha o DLC, mas é o carro 'bônus' de "Forza Horizon" e pode ser adaptado para a competição após o download gratuito.

Você também pode levar outros carros da sua garagem para competir no "Horizon Rally", porém é preciso equipar o veículo com a parafernália típica da modalidade, que inclui pneus, suspensão e transmissão especiais, além de aerofólios e muitos faróis.

O torneio é composto por sete rallies, divididos em mais de 20 provas através do Colorado, algumas passando em áreas bem conhecidas dos jogadores de "Forza Horizon", outras ambientadas em regiões mais remotas do mapa. Conforme progride no evento, você libera as provas seguintes.

As provas são exclusivamente de rally tradicional: não há outros pilotos na pista para ultrapassar, apenas tempos a serem batidos. Você acompanha o tempo dos demais competidores ao passar por check-points ao longo do circuito. Cada rally é formado por 4 estágios e seu tempo total é somado para determinar sua posição no final.

Há também novos eventos para Rivais e modalidades multiplayer. No Social Rally, todos correm com os mesmos ajustes  de assistências, mas você pode escolher seu carro e aprimoramentos. Já no Veteran Rally, cada piloto determina suas próprias assistências, além do carro e melhorias.

Circuito fechado

Avulso, o "Horizon Expansion Pack" sai por 1600 MS Points (o DLC já está incluso no Season Pass de "Forza Horizon"). Suas corridas são desafiadoras e divertidas, embora se limitem apenas a uma modalidade de rally.

O DNA da PlayGround Games, formada principalmente por desenvolvedores veteranos da Codemasters, transparece em cada prova. O pacote lembra muito a experiência de jogo de "Colin McRae: Dirt", de 2008, um dos melhores games de rally desta geração. A principal diferença, além da ausência de modalidades como 'rally-cross' e 'uphill', é a falta de sujeira.

Você pode equipar seu carro, colar adesivos e dar aquela 'cara' de rally sem se preocupar em passar no lava-jato, pois, infelizmente, o veículo nunca vai se sujar, seja com poeira, água ou lama. É um detalhe pequeno, mas que quebra o realismo e a atmosfera dos rallys.

Para quem aprecia "Forza Horizon" pelo enredo ou pelo belo mundo aberto, a expansão "Rally" vai deixar muito a desejar. Suas corridas não são integradas diretamente ao mundo do jogo. Você entra na competição diretamente pelo menu inicial, selecionando a prova da mesma forma que nas corridas de rua.

Mas, se você está nessa pela velocidade e pelo desafio, então é uma expansão que vai te deixar atrás do volante - ou do controle - por mais algumas horas, até dominar todos os estágios e desbloquear suas 10 novas Conquistas. A expansão é muito bem feita, ainda que limitada, e nos faz imaginar como seria um "Forza" totalmente dedicado ao rally.