Topo

UOL Jogos indica cinco games para jogar enquanto "GTA V" não vem

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

17/01/2013 16h01

“Grand Theft Auto V”, sem dúvida o jogo mais aguardado pelos fãs dos games, está chegando em breve e decretará o fim da vida social, enquanto exploramos um mundo vivo, emocionante e cheio de detalhes onde você é livre para ir e vir, quando do jeito que quiser.

Enquanto o arrasa-quarteirão da Rockstar não chega, que tal ir esquentando as máquinas com outros games “estilo ‘GTA’”? UOL Jogos separou 5 jogos de ação em mundo aberto para você passar o tempo - e saciar um pouco a vontade de jogar o próximo "Grand Theft Auto".

Pensamos em games que não são necessariamente uma ‘cópia’ de "GTA", mas sim jogos divertidos que utilizam as mecânicas de mundo livre em terceira pessoa.

Além disso, montamos um album com diversos jogos que se encaixam no gênero, que se encontra no final da matéria, confira! Aproveite e indique os seus jogos de ação em mundo aberto favoritos, na área de comentários:

RED DEAD REDEMPTION


Plataformas: PS3/X360 | Leia a Análise | Veja Imagens


Se você ainda não jogou “Red Dead Redemption”, pare de ler esta lista e corra para o videogame. Chegou ao fim? Então continuamos: assim como “Grand Theft Auto V”, o título também é Rockstar. "Redemption" mostrou para o mundo moderno que faroeste pode ser empolgante, divertido e memorável.

Ambientado no começo do século XX, o game mostra o fim do Oeste Selvagem e a chegada da civilização moderna, trazendo consigo tudo de bom e ruim que acompanha essa transição. A história de "Redemption" conta como é a cruzada de vingança, ódio e redenção de John Marston, um ex-fora-da-lei que tem a missão de encontrar e eliminar e eliminar sua antiga quadrilha e seu antigo parceiro, Bill Williansom.

Este é, sem dúvida, um jogo com pedigree da Rockstar e mostra o estilo da empresa de contar histórias, mecânicas de mundo aberto e até o senso de humor ácido e nada óbvio.

SAINTS ROW: THE THIRD

A série “Saints Row” nunca foi levada a sério antes de “The Third”, o mais recente da franquia – algo que é contraditório, tendo em vista que este é o jogo mais maluco desde “Noby Noby Boy”.

História? Até tem, mas isso não é o importante. O bacana mesmo são as missões: uma mais pirada que a outra. Isso mostra que “Saints Row: The Third” se esmerou no que mais importa ao jogador: a diversão.

São centenas opções de personalização do herói (que pode ser desde o gangster de rua até um bandido barato trajado com itens sexistas) e um bom sistema de direção - coisas muito mais elaboradas do que em “GTA IV”, por exemplo.

MAFIA II


Plataformas: PC/PS3/X360 | Leia a Análise | Veja Imagens

Palavras como confiança, respeito e honra fazem parte do manual do bom mafioso e nenhum jogo conseguiu traduzir esses conceitos tão bem quanto "Mafia II". Os caporregimes vestidos com seus paletós típicos dos anos 40 e 50 se enfrentam pelo controle do crime organizado ao mesmo tempo em que atuam em uma nova área: o tráfico de drogas.

O tema é adulto e com um roteiro muito bem estruturado, faz com que você fique imerso nesse universo, ainda mais com a bela cidade de Empire Bay como pano de fundo. Andar por suas ruas fora das missões é descobrir os detalhes impressionantes em cada esquina. Jogar “Mafia II” é como entrar em uma máquina do tempo e dificilmente quem gosta de games “estilo ‘GTA’” ficará sem o que fazer.

THE SABOTEUR

Outra viagem no tempo, mais especificamente durante a 2ª Guerra Mundial e  desta vez é a cidade de Paris que está livre para ser explorada por todos os cantos.

Em “The Saboteur” você controla o irlandês Sean Devlin, um ex-mecânico vidrado em corridas de automóvel que se torna membro da resistência francesa para vingar a morte de entes queridos.

A história é forte e ele usa estratégias piromaníacas para detonar pontos estratégicos das tropas inimigas, contrabandear materiais preciosos e livrar os bairros da capital francesa da presença dos nazistas. "Saboteur" traz uma mecânica de cores única, em que as áreas ocupadas pelos nazistas são apresentadas em preto-e-branco, ganhando cores conforme você liberta a cidade.

SLEEPING DOGS


Plataformas: PC/PS3/X360 | Leia a Análise | Veja Imagens

Depois de anos em desenvolvimento e após quase ter sido cancelado “Sleeping Dogs” (conhecido anteriormente como “True Crime: Hong Kong”) é um ótimo jogo de ação em terceira pessoa, mostrando uma cidade incrivelmente viva e colorida, com centenas de missões paralelas que só os bons “clones de ‘GTA’” conseguem fazer.

O game combina elementos de vários outros títulos: além de "GTA", é visível a inspiração nos recentes "Batman", em "Max Payne" e até mesmo em "Yakuza", só para citar os mais óbvios.

A ambientação em Hong Kong, a trama policial envolvente e o elaborado sistema de luta e evolução dão à "Sleeping Dogs" identidade própria e garantem o lugar do jogo entre as surpresas de 2012. Experimente!