Topo

Controle do PlayStation 4 pode ter tela sensível ao toque e sensor biométrico, dizem sites

do Gamehall

18/01/2013 17h47

A longa vida do controle Dual Shock pode estar chegando ao fim. Uma fonte do site CVG diz que o acessório que nasceu no PSone em 1997 pode dar lugar a um novo controle, com design diferente, tela de LCD e sensor biométrico.

Ao site, a fonte afirma que o departamento de pesquisa e desenvolvimento da Sony está muito ocupado testando diversos modelos de controle para a próxima - e ainda não anunciada - geração do PlayStation.

Outra fonte, agora do site Eurogamer, diz que a Sony vem testando o controle do sucessor do PS3 com LCD e sensor biométrico há aproximadamente seis meses e que o desenho do controle muda a cada mês.

A tela sensível ao toque já é conhecida da atual geração. A tecnologia já é usada desde o primeiro modelo do DS e atualmente compõe a mecânica dos portáteis 3DS e PS Vita, além do controle do Wii U. Já a biometria ainda é novidade.

O sistema, que é capaz de ler dados do corpo humano, poderá medir a temperatura do corpo e o batimento cardíaco nos jogos. Em 2009, a Nintendo chegou a anunciar o Vitality Sensor para o Wii, mas o sistema nunca chegou às lojas.

Adeus, Dual Shock?

Caso seja aposentado, o Dual Shock deixaria um legado de 15 anos prestados aos jogadores de PlayStation.

Lançado em 1997 como uma resposta da Sony ao controle analógico do Nintendo 64, o acessório chamou a atenção por apresentar duas alavancas analógicas.