Topo

Atari abre pedido de falência nos EUA

Do UOL, em São Paulo

21/01/2013 13h30

A divisão norte-americana da Atari entrou com pedido de falência nos moldes do Capítulo 11 da Lei de Falência dos EUA - o mesmo procedimento adotado pela THQ no final de 2012.

Isso significa que a Atari continuará a operar normalmente enquanto prepara um plano de reestruturação. Durante esse período, o pagamento das dívidas da empresa serão adiadas.

O objetivo da Atari, segundo o jornal L.A. Times, é separar-se da divisão francesa, a Atari S.A., e concentrar os esforços da companhia no desenvolvimento de jogos digitais e para celulares.

Proprietária de franquias icônicas como "Pong", "Breakout" e "Asteroids", a Atari norte-americana não está em uma situação financeira tão ruim: as vendas da empresa tiveram resultados positivos em 2011 e 2012.

Um nome que já foi sinônimo de videogame, o simples uso marca 'Atari' rende dividendos para a empresa. De acordo com o L.A. Times, 17% da renda arrecada pela companhia em 2012 veio do licenciamento da marca.

Matriz problemática

Na Europa, a Atari tem enfrentado vários problemas financeiros: a empresa foi adquirida pela Infogrames em 2008. Uma série de decisões erradas fez com que as ações da empresa despencassem de 11 Euros para menos de 1 Euro desde então.

A empresa dependia, até recentemente, de um fundo de investimentos britânico, o BluBay Asset Management. O acordo expirou em 31 de dezembro e assim, a Atari não tem capital para lançar os jogos que estão em desenvolvimento atualmente.