Topo

Disney anuncia fim do estúdio de "Epic Mickey"

Do UOL, em São Paulo

29/01/2013 15h06

A Disney anunciou, nesta terça-feira (29), o fechamento do estúdio Junction Point, responsável pela franquia "Epic Mickey". O estúdio, dirigido por Warren Spector e localizado em Austin, nos EUA, empregava cerca de 160 funcionários em 2012.

"É com tristeza que informamos as mudanças em nossa divisão de games, que incluem o fim do estúdio Junction Point", disse um representante da Disney ao site Polygon.

"Essas mudanças fazem parte de nosso esforço para acompanhar a evolução rápida das plataformas de jogo e do mercado, assim como alinhar recursos para nossas prioridades", explicou o representante.

"Somos extremamente gratos à Warren Spector e a Junction Point por suas contribuições criativas para a Disney, com a série "Epic Mickey".

O jogo mais recente da Junction Point, "Epic Mickey 2" foi lançado em novembro para diversas plataformas, mas não foi bem recebido pelos consumidores - segundo o jornal L.A. Times, o game vendeu bem menos que primeiro "Epic Mickey", exclusivo para Wii, quando este foi lançado.

A Junction Point Studios foi fundada em 2004 por Warren Spector e Art Min. Em 2007, a Disney adquiriu o estúdio.

Este é o terceiro estúdio de games fechado pela Disney nos últimos anos: em 2011, a empresa fechou as portas da Propaganda Games (de "Tron: Evolution") e do Black Rock Studios (de "Pure" e "Split/Second"). Em dois anos, a reestruturação da divisão de jogos da Disney resultou no corte de aproximadamente 250 funcionários.

Poder em dobro

Em "Epic Mickey 2" o ratinho volta ao Deserto (em inglês, Wasteland), um mundo onde vivem personagens esquecidos do universo Disney, como o cavalo Horácio, a vaca Clarabela e, principalmente, o coelho Osvaldo, primeiro personagem criador por Walt Disney e sobre o qual, durante décadas, a empresa não possuía os direitos autorais.

Uma série de estranhos eventos tem acontecido no Deserto, destruindo alguns lugares. No meio da confusão ressurge o Mad Doctor, um cientista maluco que fez papel de vilão no primeiro game e agora assume o papel de herói ("ou ao menos é o que ele diz", explicou Warren Spector, responsável pelo game).

Mickey e Osvaldo decidem unir forças mais uma vez para investigar esses mistérios e trazer a paz de volta ao Deserto. Spector revelou que "Epic Mickey 2: Poder em Dobro" é uma aventura completamente cooperativa, ou seja, Mickey e Osvaldo enfrentam a aventura toda juntos". Na ausência de um parceiro, a Inteligência Artificial toma conta de Osvaldo.

TESTAMOS "EPIC MICKEY 2" NO BGS 2012; RELEMBRE

  •